Filho recém-nascido de professores precisa, com urgência, de doação de sangue

O filho da professora Karla Maria Wingler e do professor Alancardek Pereira Araújo está internado no Vitória Apart Hospital, na Serra, e precisando de doação de sangue, do tipo O negativo.

Aqueles/as que puderem contribuir com este gesto de solidariedade devem se dirigir a Clínica de Hematologia e Hemoterapia/UNIHEMO, que fica na Avenida Nossa Senhora de Penha, n° 520, Praia do Canto – Vitória. A doação pode ser feita de segunda a quinta-feira, das 7 às 16 horas, e também na sexta, das 7 às 15 horas.

Quem pode doar. Pode doar sangue pessoas entre 16 e 69 anos (com 16/17 anos é necessário autorização do responsável legal/ acima de 61 anos deve ter feito sua primeira doação até 60 anos), e pesar acima de 50 quilos. Além disso, o doador deve ter boa saúde e não estar em jejum. Caso tenha almoçado, a doação deve ser feita após três horas.

E se a pessoa já é uma doadora frequente, deve observar o intervalo para doação, que deve ser de dois em dois meses para homens e de três em três meses para mulheres.

Não pode doar. Candidatos que não tenham condições de interromper as atividades de riscos como: pilotar avião ou helicóptero, subir em andaimes, praticar paraquedismo ou mergulho, por pelo menos 12 horas após a doação; quem fez tatuagem, maquiagem definitiva e uso de anabolizantes nos últimos 12 meses; quem teve hepatite após os 11 anos de idade; quem tem ou teve doenças como: Malária, AIDS, Sífilis, Câncer, Doenças autoimunes, Doença de Chagas ou foi picado pelo “barbeiro” (besouro).

*Com informações da UNIHEMO

Fonte: Adufes