Governo do Piauí não repassa contribuição descontada para os sindicatos

De modo irresponsável, e sem nenhum diálogo com as entidades de classe, o governo do estado do Piauí, há mais de três meses vem atrasando o repasse de contribuição de sindicalizados, recolhida na fonte, e que deveria ter encaminhada à Associação dos Docentes da Universidade Estadual do Piauí (Adcesp Seção Sindical do ANDES-SN). A situação se repete também com outros sindicatos, e, segundo nota divulgada pela seção sindical, “a desculpa apresentada por funcionários do órgão responsável pelos repasses é de que o governo priorizou o pagamento da folha de servidores”.

Ainda de acordo com a Adcesp SSind., o repasse referente ao mês de dezembro ainda não foi efetivado e, desde outubro, os atrasos vêm acontecendo mensalmente. A seção sindical acusa o governo de Wellington Dias (PT), de cometer uma ilegalidade, a apropriação indébita dos recursos, uma vez que os descontos dos associados têm sido realizados normalmente, nos contracheques.

“Tal irregularidade prejudica as ações dos sindicatos, afetando inclusive a sobrevivência dos funcionários destas entidades, já que pode ocasionar atraso de salários. A assessoria jurídica da Adcesp SSind. já foi acionada e deve, nos próximos dias, entrar com ação judicial para medida punitiva a essa ilegalidade”, informou a nota divulgada pela entidade. 

*Com edição do ANDES-SN. Imagem: Uespi / Divulgação

Fonte: Adcesp SSind