Ato nesta quarta, 28: Vidas Negras Importam!


O morro vai descer!
É com essa chamada que a comunidade da Piedade e de outros morros e demais regiões da capital, juntamente com os movimentos sociais, convidam para grande ato Contra o Extermínio da Juventude Negra e em Memória de Ruan e Damião Reis, executados no último domingo, em Vitória/ES. A concentração do ato será às 15 horas, na Casa Porto.

“Parem de nos matar!” será o grito que eles pretendem ecoar nas ruas do Centro da capital, cobrando ações efetivas para o enfrentamento do extermínio de jovens negros e negras e a apuração da execução dos dois irmãos. O ato foi decidido durante plenária ocorrida ontem à noite (segunda, 26), na Casa do Cidadão, em Itararé, que reuniu representantes de comunidades e diversas lideranças dos movimentos sociais.

“A concentração será no início da Avenida Jerônimo Monteiro e vamos marchar até o Palácio Anchieta, onde pretendemos encontrar com o Governador do Estado, Paulo Hartung, para entregar uma pauta de reivindicações”, informa Lula Rocha, do Fórum Estadual da Juventude Negra do Espírito Santo (Fejunes).

Na convocação enviada às entidades, o movimento afirma que durante o percurso haverá homenagens a Ruan e Damião com apresentação de capoeira, bateria de escola de samba e passistas. Além disso, cartazes, faixas, cruzes e bandeiras serão levados. Familiares, amigos, moradores e representantes das organizações sociais se pronunciarão no carro de som.

Durante a atividade dessa segunda-feira, a plenária decidiu pela criação de um espaço permanente de luta contra o extermínio da juventude negra no Espírito Santo. A próxima reunião do movimento já está marcada para o dia 04 de abril.

Luto.  Damião Reis, 22 anos, e o irmão, Ruan, 19, foram executados com mais de 60 balas, a 200 metros da casa onde moravam. Ruan acabara de concluir ensino médio e era apaixonado por capoeira; O irmão, Damião, era pedreiro, passista da escola de samba Unidos da Piedade, dava aula em um projeto social de Vitória, onde ensinava adolescentes e jovens as práticas da capoeira, e morreu no dia em que seu filho fazia um ano de vida. Segundo informações, Damião morreu tentando salvar a vida do irmão que estava sendo levado, por engano.

Em nota, o Movimento Nacional Direitos Humanos (MNDH/ES) informa que o Espírito Santo figura há anos entre os estados que mais matam jovens negros no país e exige das autoridades “a implementação das políticas públicas para cessar o extermínio da juventude negra”.

Fonte: Adufes (com informações Fejunes e MNDH)