Conselho da UFU aprova privatização do Hospital de Clínicas

O Conselho Universitário (Consun) da Universidade Federal de Uberlândia (UFU) aprovou, em reunião extraordinária  a privatização do Hospital de Clínicas (HC) da instituição por meio da adesão à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh). 78 conselheiros votaram a favor da privatização, 42 votaram contra e houve 10 abstenções.

Benerval Pinheiro Santos, presidente da Associação dos Docentes da UFU (Adufu – Seção Sindical do ANDES-SN), ressalta que o reitor atropelou o regimento, fazendo com que a reunião do Consun durasse mais do que o prazo regimental para conseguir aprovar a privatização. “O regimento prevê que a reunião dure 3h, podendo ser prorrogada mais duas vezes por 1h. Essa reunião durou 6h45, sem qualquer intervalo”, critica. Outro erro apontado é que a transferência da gestão do Hospital Universitário para a Ebserh envolveria alteração estatutária, o que só pode ser feito com aprovação de 2/3 dos conselheiros. Além disso, o Ministério Público Estadual (MPE-MG) apresentou à reitoria uma solicitação de cancelamento da reunião e que uma nova reunião fosse chamada com ponto específico de mudança estatutária, já que para privatizar o HC seria necessária a aprovação de dois terços dos conselheiros. A reitoria ignorou o MPE-MG. 

“Agora vamos nos mobilizar para entender melhor o que estará no contrato entre a UFU e a Ebserh. Também temos muita preocupação com o futuro dos mais de 1500 trabalhadores terceirizados do HC, que devem ser demitidos”, afirma Benerval. A Adufu-SSind realizará sua tradicional atividade “Café com Adufu” na terça-feira (27), no campus Umuarama – onde se localiza o HC, para debater a privatização do HC com a comunidade acadêmica.

A discussão sobre a Ebserh na UFU vem de longa data. Em 2014, o Consun analisou a possibilidade de pré-adesão por duas vezes. A primeira, em janeiro, foi rejeitada. A segunda, em fevereiro, acatou a pré-adesão a partir de uma manobra da então administração da universidade, que afirmava que criaria uma comissão para estudar a viabilidade da adesão, mas acabou colocando em votação a pré-adesão.

Em novembro de 2017, a UFU e a Ebserh assinaram um protocolo de intenções para que o HC seja repassado à Ebserh, que realizará avaliação e diagnóstico da unidade hospitalar. Segundo a empresa, isso se dará por meio de análise documental e visitas técnicas nas áreas de pessoal, orçamento e finanças, assistencial, ensino e pesquisa, patrimonial, contratos, estrutura física e tecnológica. A aprovação ocorreu no último dia 23.

Com informações e imagem de Adufu-SSind.

Fonte: ANDES-SN