Setor das Ifes divulga InformANDES Especial sobre carreira e salário dos docentes

A publicação apresenta elementos fundamentais para a compreensão da situação atual da política de carreira e salário da categoria que desde 2012 ficaram mais desestruturados a partir das politicas governamentais neoliberais. O InformANDES Especial também aponta os impactos sobre a carreira e salário dos docentes com a aplicação da Emenda Constitucional (EC) 95/16, que congela gastos públicos por 20 anos.

Segundo Cláudio Ribeiro, 2º vice-presidente da Regional Rio de Janeiro e da coordenação do Setor das Ifes do ANDES-SN, a publicação foi uma demanda do Setor das Ifes, que aprofundou a discussão após a última reunião conjunta dos Grupos de Trabalho de Política Educacional (GTPE), de Carreira (GTC) e de Política de Formação Sindical (GTPFS), realizada em Brasília (DF). O docente reforçou a importância do material para a luta dos professores para barrar os diversos ataques que dificultam o funcionamento das instituições de ensino superior (IES) no país.

“O InformANDES esclarece as contradições que estamos vivenciando, com os servidores públicos federais (SPF), de um acordo assinado em 2015 entre o governo e Proifes. A carreira docente está sendo achatada com a possibilidade de acabar com a dedicação exclusiva em um cenário muito próximo e com a ameaça da MP 805, que apesar de ter caído, poderá voltar em outras formas de projetos com relação ao aumento da contribuição previdenciária”, disse Cláudio Ribeiro.

“Então, o InformANDES, nesse momento, ajudará a base a se organizar e construir as reivindicações locais conectadas com o cenário nacional, onde estamos vivenciando várias dificuldades e, ainda, com um governo que não está com a mínima disposição para receber os sindicatos e negociar”, completou o docente.

Confira o InformANDES Especial  do Setor das Ifes

Fonte: ANDES-SN