Defensoria Pública ES divulga nota contra Escola Sem Partido

A Defensoria Pública do Espírito Santo (DPES) divulgou nota manifestando-se pela inconstitucionalidade material e formal da Proposição Legislativa nº 225/2017, Programa Escola sem Partido, que tramita na Câmara de Vitória. De autoria do vereador Davi Esmael (PSB), o projeto já ganhou a alcunha de “Lei da Mordaça”.  No documento, a DPES ressalta que a proposta busca, na verdade,  restringir a atividade do magistério e retirar qualquer segurança jurídica da atividade de ensinar.

Afirma, ainda, que o projeto  viola direitos fundamentais consagrados na Constituição Federal, Tratados Internacionais de que o Brasil é signatário, além de contrariar decisões do Supremo Tribunal Federal (STF), a Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB),  além de normas relacionadas ao ambiente educacional e à liberdade de magistério.

Acesse aqui a NOTA TÉCNICA na íntegra

A Adufes também já declarou apoio à luta contra o projeto de lei (PL 225/17) que tramita na Câmara Municipal de Vitória (CMV) com o objetivo de instituir o Programa “Escola Sem Partido” nas escolas da rede municipal. 

Acesse aqui a Nota de Repúdio do Sindicato