Primeira etapa regional do III ENE já tem data marcada: 14 e 15 de setembro

O evento que reunirá docentes, discentes, técnicos/as, movimentos sociais e sindicais para discutir os rumos da educação pública no ES e no país terá outros duas etapas: em novembro deste ano e março de 2019.  As inscrições desta 1ª fase (em setembro) começam em agosto.

Em tempos de congelamento de investimentos e de sucessivos cortes em todas as áreas sociais, como na Educação, a mobilização em torno do III Encontro Nacional de Educação se torna crucial para que a sociedade possa discutir os retrocessos do governo Temer e ações de enfrentamento.  As contribuições tiradas das etapas locais serão enviadas à organização nacional do III ENE. Essa etapa preparatória, a ser realizada na Ufes, atualizará as propostas elaboradas nos encontros anteriores, que foram encerrados na sede da Adufes, em Vitória (2014 e 2016).

Por um projeto classista e democrático de educação. “Qual o projeto de Educação que queremos para o nosso país? Esse será um dos questionamentos que estará presente nos debates de setembro, até porque trata-se de uma discussão crucial no atual momento político, econômico e social que o Brasil atravessa”, defende o presidente da Adufes, José Antônio da Rocha Pinto, que integra à organização do evento. 

Debates. Durante a preparatória, serão realizadas análises críticas acerca da política educacional e a correlação de forças na conjuntura nos seguintes eixos: gestão, avaliação e formação. A abertura do encontro será na sexta (14/9), a partir das 18 horas no campus de Goiabeiras. No sábado (15/9), das 14 às 17 horas, ocorrerá o debate dos temas em três grupos.  Logo após, será a plenária de encerramento.

Durante os dois dias do Encontro Regional, o grupo fará debates sobre os processos de privatização das políticas educacionais e das metas determinadas pela lógica da transformação da educação em mercadoria. Também discutirá possibilidades de enfrentamento coletivo diante da política de desmonte da educação pública e gratuita.

O evento é parte da etapa de prévias estaduais que estão sendo realizadas em todo o país e dará continuidade à construção de propostas dos sindicatos da área de educação, movimentos sociais e estudantis para as políticas educacionais no Brasil.

Local e organização. O Encontro, sediado na Universidade Federal do ES, está sendo organizado pela Adufes, Sintufes, Sinasefe, Diretório Central dos Estudantes (DCE), CSP-Conlutas, Movimento de Mulheres em Luta (MML), Sindsmuv, Fóruns e Núcleos de educação da Ufes. É uma ação articulada entre diversas entidades sindicais nacionais, como o Andes-SN, que compõem a Coordenação Nacional de Entidades em Defesa da Educação Pública e Gratuita (Conedep).  

Fonte: Adufes