Faça aqui sua inscrição para etapa estadual do Encontro Nacional de Educação

O Pré-Ene acontece na Universidade Federal do ES – campus de Goiabeiras/Vitória, nos dias 14 e 15 de setembro. O encontro visa proporcionar o debate em nível estadual antes da fase nacional. Faça aqui sua inscrição e confirme participação

Os Encontros Preparatórios Estaduais irá reunir docentes, estudantes, servidores/as de espaços públicos e privados, entidades e movimentos sociais.O pré-evento visa discutir, planejar e debater sobre os rumos da educação pública no ES e no país e as deliberações serão levadas para o III Encontro Nacional da Educação. A etapa estadual terá mais duas etapas: em novembro deste ano e março de 2019.  As inscrições desta 1ª fase (em setembro)  termina em 13 de setembro.

Em tempos de congelamento de investimentos e de sucessivos cortes em todas as áreas sociais, como na Educação, a mobilização em torno do III Encontro Nacional de Educação se torna crucial para que a sociedade possa discutir os retrocessos e ações de enfrentamento.  As contribuições tiradas das etapas regionais serão enviadas à organização nacional do III ENE. Essas etapas preparatórias, a serem realizadas na Ufes, darão continuidade à construção de propostas elaboradas nos encontros anteriores, que foram encerrados na Adufes, em 2014 e 2016.

Por um projeto classista e democrático de educação. “Qual o projeto de Educação que queremos para o nosso país? Esse será um dos questionamentos que estará presente nos debates de setembro, até porque trata-se de uma discussão crucial no atual momento político, econômico e social que o Brasil atravessa”, defende o presidente da Adufes, José Antônio da Rocha Pinto, que integra à organização do evento. 

Debates. Nesta etapa preparatória, serão realizadas análises acerca da política educacional e a correlação de forças na conjuntura nos seguintes eixos: gestão, avaliação e formação. A abertura do encontro ocorrerá na sexta (14/9), a partir das 18 horas, na sede da Adufes – campus de Goiabeiras. No sábado (15/9), das 14 às 17 horas, debate dos temas em três grupos – salas 101, 102 e 103 – prédio Wallace Vianna (Centro de Ciências Humanas e Naturais/CCHN), próximo à cantina do Onofre.  Logo após, no auditório do Centro de Ciências Exatas (CCE), plenária de encerramento.

Durante os dois dias da Primeira Etapa Preparatória do Encontro Estadual, o grupo fará debates sobre os processos de privatização das políticas educacionais e das metas determinadas pela lógica da transformação da educação em mercadoria. Também discutirá possibilidades de enfrentamento coletivo diante da política de desmonte da educação pública e gratuita.

Organização. A etapa, sediado na Universidade Federal do ES, está sendo organizado pela Adufes, Conselho Regional de Serviço Social – CRESS 17ª Região/ES, CSP-Conlutas, Diretório Central dos Estudantes (DCE), Movimento de Mulheres em Luta (MML), Sinasefe Ifes, Sindsmuv, Sintufes, Fóruns e Núcleos de Educação da Ufes. É uma ação articulada entre diversas entidades sindicais nacionais, como o Andes-SN, que compõem a Coordenação Nacional de Entidades em Defesa da Educação Pública e Gratuita (Conedep).  

Serviço

Evento: III Encontro Nacional de Educação/ENE – Etapa Estadual

Data: 14 e 15 de setembro

Programação

14/9 – credenciamento e abertura

Sede da Adufes; às 18h

15/9 – Grupos de Trabalho

Salas 101, 102 e 103 – Prédio Wallace Vianna/CCHN (Próximo à cantina do Onofre)

Plenária: auditório do Centro de Ciências Exatas

Fonte: Adufes