Saúde Mental e Trabalho é tema de Simpósio na Ufes

A Universidade Federal do Espírito Santo receberá o evento nos dias 3 e 4 de outubro, no auditório do Centro de Ciências Exatas (CCE), campus de Goiabeiras, em Vitória (ES). A inscrição pode ser feita pelo link https://goo.gl/7SVeFy

De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), cerca de 40% da população em idade ativa apresenta algum tipo de transtorno mental. Essa é a terceira maior causa de afastamento do trabalho no Brasil, um número que tende a sofrer crescimento com a perda de garantias sociais. Esses e outros pontos relacionados à saúde do trabalhador serão alvo de discussão no Simpósio Saúde Mental e Trabalho: precisamos falar sobre isso. A atividade será transmitida ao vivo. 

Para um dos organizadores do Simpósio, Thiago Drumond, professor do Departamento de Psicologia Social e do Desenvolvimento da Ufes, o mundo do trabalho gera impactos significativos na saúde mental. “As diversas mudanças provocadas pela globalização, pelas inovações tecnológicas e pelas formas de gestão interferem diretamente no bem-estar dos trabalhadores”, ressaltou. A tendência é que tais formas de trabalho, segundo ele, tenham impactos mais prejudiciais que benéficos. Thiago adverte que é possível mudar os modos de se trabalhar, mas isso requer o engajamento de toda a sociedade, retomando a importância da centralidade do trabalho na vida.

simpsio saude mental e saude 04 forteProgramação. No primeiro dia de atividade (3), quarta-feira, será realizada mesa-redonda, às 9h30, sobre “Diretrizes para a atenção integral do Trabalho” com Zaíra Farias Bosco (CGSAT/Ministério da Saúde) e Suerda Fortaleza de Souza (Divast/Cesat-BA). Na parte da tarde, às 13h30, ocorrerá a Conferência “Saúde mental relacionada ao Trabalho” com Eliane Aparecida da Silva Pintor (Secretaria de Estado da Saúde/SP). Está programada para às 15h15, a mostra “Saúde mental e Trabalho”, que contará com a apresentação de experiências em torno da temática.  A diretora da Adufes e professora do Departamento de Enfermagem da Ufes, Magda Ribeiro de Castro, irá contribuir neste debate.

Visualize aqui a programação completa do evento.

No segundo dia (4), quinta, às 9 horas, está programada a Conferência “Atenção ao sofrimento e ao adoecimento psíquico do trabalhador e da trabalhadora” com o professor Álvaro Roberto Crespo Merlo (UFRGS). Após o encerramento do simpósio ocorrerá às 13h30, oficina “Tecendo redes em saúde mental e trabalho”. Esta atividade é restrita aos integrantes de um grupo de trabalho criado para discutir a temática e contará ainda com a presença do professor Álvaro.

Simpósio Saúde Mental e Trabalho: precisamos falar sobre isso está sendo realizado pela Rede de Formação e Pesquisa em Saúde do Trabalhador (Refopesat) e irá reunir pesquisadores, professores, representantes de sindicatos e de diversas instituições para discutir as relações do trabalho com a saúde e o adoecimento mental. O evento tem o apoio da Adufes, SESA, Secretaria Municipal de Saúde de Vitória, Corpo de Bombeiros do ES, Diretoria de Saúde do Hospital da Polícia Militar do Espírito Santo, Fundacentro e Ufes.

Fonte: Adufes