Terminam hoje as inscrições para a 1ª Etapa Estadual do Encontro Nacional de Educação

A primeira fase acontece nesta sexta e sábado (14 e 15), no campus de Goiabeiras – Ufes, em Vitória. Veja aqui o panfleto, evento na rede social e ficha de inscrição on line.

Para se inscrever, é preciso apenas preencher formulário e doar 1 kg de alimento não perecível no dia de abertura do evento, na sede da Adufes. As doações serão entregues às famílias que vivem na Ocupação Carolina de Jesus, localizada no Centro de Vitória.

Os debates preparatórios para o III Encontro Nacional (III ENE) irão ocorrer em três etapas Estaduais.  A palestra terá a participação de Antônio Henrique Pinto, professor do departamento de matemática do Ifes/Vitória e Pesquisador de políticas educacionais. O docente abordará o tema Avaliação.

Ainda na mesa de abertura, para tratar sobre Formação, Mário Guimarães Júnior, técnico e Coordenador Geral do Sindicato dos Trabalhadores Técnico-Administrativos em Instituições Federais de Ensino Superior de Uberlândia (Sintet) – Uberlândia. Irá palestrar sobre o tema Gestão Ueber José de Oliveira, docente do Departamento de História e do Programa de Pós-Graduação em História da Ufes.

Leia documentos dos eixos de debate desta 1ª etapa: Avaliação / Formação / Gestão                                                   

EC 95. A intensificação dos ataques à classe trabalhadora no governo Temer, como a Emenda Constitucional 95/2016 que congela os investimentos em áreas sociais por 20 anos, a lei das terceirizações e as novas formas precarizadas de contratação, a reforma trabalhista, a proposta de reforma da previdência, dentre outras, tem impactado diretamente sobre o financiamento e o trabalho em educação.

“O cenário indica a necessidade da rearticulação de todos os setores que defendem historicamente a educação pública, para contrapor à hegemonia dos setores privatistas da educação”, destacou José Antônio da Rocha Pinto, presidente da Adufes, entidade que está na organização da Etapa Estadual. Para Rocha, torna-se necessário e urgente concentrar esforços na construção dos Encontros Preparatórios Estaduais que culminarão com o III Encontro Nacional de Educação (ENE), em abril de 2019, tendo em vista a análise crítica e atualização do Plano Nacional de Educação da Sociedade Brasileira, a partir dos diagnósticos elaborados pelas etapas preparatórias.

Organização. A atividade também está sendo organizado pelo Conselho Regional de Serviço Social – 17ª Região/ES (CRESS), Central Sindical e Popular (CSP Conlutas), Diretório Central dos Estudantes (DCE), Sindicato dos Servidores Federais da Educação Básica, Profissional e Tecnológica (Sinasefe), Sindicato dos Servidores Municipais de Vitória (Sindsmuvi), Movimento de Mulheres em Luta (MML), Sindicato dos Servidores Federais da Educação Básica, Profissional e Tecnológica (Sinasefe), Sindicato dos Servidores Municipais de Vitória (Sindsmuvi) e Sindicato dos Trabalhadores da Ufes (Sintufes).

Atividades. A plenária de abertura, na sexta-feira (14), será às 18h30, na sede da Adufes, em Goiabeiras. Os grupos de trabalho ocorrerão no sábado (15), às 14 horas, nas salas 101, 102 e 103 do prédio do Centro de Ciências Humanas e Naturais (CCHN) . E em seguida, plenária final com os principais apontamentos de cada eixo, no auditório do Centro de Ciências Exatas (CCE).

 

Participe e doe um alimento não perecível!

Programação

III Encontro Nacional de Educação – etapa estadual

14/09 – sexta-feira

18h – Credenciamento

Sede da Adufes – campus Goiabeiras/Ufes – Vitória

18h30 – Mesa de abertura (Sede da Adufes)
Gestão, Avaliação e Formação

Antônio Henrique Pinto (Ifes)

Mário Guimarães Júnior (Sintet-UFU)

Uéber José de Oliveira (Ufes)

15/09 – sábado
14h
 – Grupos de Trabalho

Salas 101, 102, 103 – Prédio Wallace Vianna/Centro de Ciências Humanas e Naturais (CCHN) – campus Goiabeiras/Ufes

17h – Plenária final

Auditório Centro de ciências Exatas (CCE) – campus Goiabeiras/Ufes


Fonte: Adufes