Assembleia desta quarta-feira debaterá paralisação e mobilizações

A plenária será nesta quarta, 14/11, às 10 horas – sede da Adufes/Campus de Goiabeiras.

O sindicato convoca toda a categoria para deliberar acerca da participação nas atividades de luta e mobilização em 5/12. Também consta na pauta da plenária a Escolha delegado e observadores do 38º Congresso.

Seguindo a orientação da reunião conjunta dos Setores das Instituições Federais (Ifes), as seções sindicais do ANDES-SN estão realizando assembleias para discutir a conjuntura e organizar calendário de mobilizações. Na plenária, os/as docentes debaterão sobre o caráter do governo que assumirá o comando do país em janeiro. A extinção de alguns ministérios e a fusão de outros, desencadearão o esvaziamento do serviço público.

Para o presidente da Adufes, José Antônio da Rocha Pinto, no que diz respeito a educação, o novo governo insistirá na privatização irrestrita (financiamento privado) e na cobrança de mensalidades. “A redução dos servidores e a perseguição à categoria, são alguns dos ataques que irão ocorrer com mais intensidade”, destaca Rocha.

Outro ponto de pauta é a da Frente Nacional pela Liberdade Democrática. A frente antifascista foi criada no dia 7/11 com ampla participação de trabalhadores e trabalhadoras em defesa das liberdades democráticas, dos direitos, da universidade pública, gratuita, estatal, socialmente referenciada. O intuito é defender a democracia e a liberdade dentro e fora da universidade.

Também então inseridos na política de desmonte do serviço público a desestruturação da carreira docente, terceirizações, nova lei trabalhista e a reforma previdenciária. “Ampliar o debate junto a base da categoria é fundamental para enfrentar os ataques que estão colocados”, disse reforçando a importância da participação dos docentes.

Serviço

Assembleia Geral da Adufes

Data: quarta-feira (14)

Horário: 10 horas

Pauta

*Análise conjuntura

*Paralisação/mobilização dia 5/12

*Frente Nacional pela Liberdade Democrática

*Escolha delegados Congresso Andes-SN

Fonte: Adufes