Docentes aprovam atividades de luta em defesa da educação pública no dia 4/12

A data será marcada com palestra do professor Valdemar Sguissardi (Ufscar), às 18 horas. O local ainda será confirmado.  Outras atividades do dia de luta serão planejadas em reunião nesta segunda-feira (26), na sede da Adufes, às 17h30.

Após uma análise que enfatizou o agravamento da conjuntura, em especial depois das eleições presidenciais que colocaram em foco os ataques do governo eleito à educação pública superior e o funcionalismo público, a categoria avaliou a necessidade de intensificar a mobilização ainda este ano.

Durante a assembleia, o diretor da Adufes e da Regional Leste, Ricardo Roberto Behr, lembrou que o Andes-SN tem se mobilizado para combater os ataques. “O Sindicato tem enfrentado a entrada de policiais nas instituições de ensino, a possibilidade de transferência das universidades federais do MEC para o Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTI) e o projeto Escola Sem Partido”, destacou.

Para ele, a principal tarefa da categoria é protagonizar, junto com as demais entidades e setores ligados a educação pública, ações de luta. “Por isso, não abrimos mão de diálogo com nossos alunos, de distribuirmos panfletos e realizarmos atividades que contextualizem a conjuntura de desmonte”, disse Ricardo.

Lançamento. Durante a palestra o professor Valdemar Sguissardi (Ufscar) destacará os principais desafios impostos à educação pública brasileira e será lançada a Frente Estadual pelas Liberdades Democráticas. O grupo, que já vem se reunindo, conta com a participação de sindicatos, movimentos sociais, organizações políticas, movimentos estudantis, partidos e centrais sindicais.

Fonte: Adufes