CEDH homenageou representantes de Direitos Humanos

A 10ª edição do prêmio ocorreu no dia da Declaração Universal dos Direitos Humanos.

O Conselho Estadual de Diretos Humanos (CEDH) realizou em 10/12, segunda, a entrega do Prêmio Estadual de Direitos Humanos. Foram premiados Padre Kelder Brandão Figueira (personalidade do ano) e Raízes da Piedade (entidade de destaque). A Cerimônia foi no Palácio Sônia Cabral, na Praça João Clímaco/Centro. 

O advogado Bruno Toledo, ex-presidente do CEDH e da extinta Comissão de Justiça e Paz da Arquidiocese de Vitória, também foi homenageado. O prêmio tem o objetivo de reconhecer pessoas e organizações não governamentais que se dedicam à proteção e garantia dos diretos humanos no Estado. Os homenageados foram escolhidos pela organização do evento.

A professora Ana Carolina Galvão Marsiglia, representante da Adufes no Conselho, fez a abertura da cerimônia e destacou o papel do CEDH. “Ele tem como finalidade fiscalizar as violações de direitos humanos, encaminhar as denúncias e representações que lhe forem dirigidas, além de estudar e propor soluções de ordem geral para os problemas referentes à defesa dos direitos fundamentais da pessoa humana”, disse a docente.

O evento contou ainda com a participação da militante Ana Caracoche e do professor aposentado da Ufes João Baptista Herkenhoff, que palestraram sobre os “70 anos da Declaração Universal de Direitos Humanos”.

Premiados. O Grupo Raízes da Piedade, desde 2008, busca o fortalecimento do samba e das comunidades da Piedade eEntrega do prdio de direitos humanos Comunidade raiz da Fonte Grande. Realizam atividades socioculturais e desenvolvem diversas ações com públicos de diferentes faixas etárias.

Já o padre Kelder José Bradão Figueira, é reconhecido por sua luta incansável pelos diretos e preservação da vida. Ele é formado em Filosofia/Teologia (IFTAV), Bacharel em Direito e em Ciências Contábeis (Ufes). É pároco na igreja matriz Santa Tereza de Calcutá, no bairro Itararé/Vitória.

Fonte: Adufes