III Encontro de Aposentados destaca a necessidade permanente de ter esperança

A categoria ficou tão empolgada com a palestra sobre a obra de Rubem Alves que propuseram, inclusive, a organização de um grupo de estudos. Veja aqui as fotos

No encontro realizado pela Adufes em 7 de dezembro, os/as docentes aposentados/as participaram de palestra eRocha encontro aposentados desfrutaram de um almoço. A atividade realizada na sede do sindicato – campus de Goiabeiras -, foi organizada pelo GT de Seguridade Social e Assuntos de Aposentadoria (GTSSA). O presidente da Adufes, José Antônio da Rocha Pinto, fez uma fala de saudação. “Estou muito feliz em ver os/as docentes aposentados participando desta atividade, que foi planejado com tanto carinho”, disse. 

O bate-papo conduzido pelo professor do Departamento de Filosofia, Antônio Vidal Nunes, abordou o tema “Rubem Alves: uma paixão pela vida”. Rubem (1933 – 2014), teólogo, psicanalista, professor e escritor escreveu diversos livros, artigos e crônicas sobre religião, questões existenciais, educação para crianças e envelhecimento. Mediou a mesa a professora do Departamento de Serviço Social e integrante do GTSSA, Cenira Andrade de Oliveira.

VidalDe acordo com Vidal, a mensagem de Rubem é direta, explorando a essência do homem e a alma do ser. “É algo como um contraponto à visão atual que busca satisfazer desejos, muitas vezes além de suas reais necessidades”, disse. Alves era capaz de agrupar, com coerência, as opiniões de Karl Marx, Jürgen Moltmann e Paulo Freire. “Dialogar com os diversos autores, era na verdade, conversar com o mundo”, destacou.

Velhice. O pesquisador explicou ainda que para Rubem Alves, na velhice, o medo se vai. A proximidade da morte oferece atributo dos deuses: nada de mais terrível pode ser feito. “Quando vemos idosos que carregam essa força dentro de si, acreditamos que envelhecer e adquirir maturidade, nos torna mais corajosos”.

Também aprendemos que mesmo as pessoas felizes têm momentos de solidão e saudades. Descobrimos, destacou Vidal, que manter dentro da gente algumas coisas que deixamos para trás não é sinônimo de sofrimento, como, também, pode ser uma forma de amar mais ainda aquilo que escolhemos. Para ele, a esperança torna o homem um ser inconcluso. “A vida é uma superação constante, sempre há algo novo para conhecer. Envelhecemos mas sob a condição de eterna criança que ainda está em nós”, destacou sorrindo.

encontro dos aposentados entrevistadaAvaliação do evento. A professora aposentada do Centro de Educação, Dulcinea Benedicto Pedrada, avaliou de forma positiva o evento. “Foi um momento maravilhoso em que tivemos a oportunidade de celebrar a vida”, disse, acrescentando que Rubem Alves é um autor que provoca e convida para nos “desmontar e remontar” o tempo todo. “Não somos seres acabados e a crise é a condição da gente se recriar”, salientou a professora.

Almoço. Ao som de música ao vivo, logo após a palestra, foiencontro aposentados Bernardete servido um almoço, propiciando assim descontração e aconchego.

Fonte: Adufes