3ª Etapa Capixaba do ENE será dia 20 de março

A última etapa preparatória ao III ENE ocorrerá em um único dia e abordará o eixo Gênero, Sexualidade, Orientação sexual e Questões Étnico-Raciais.  A atividade, que contará com Mesa de abertura, grupos temáticos e plenária final, terá início às 17h30, na sede Adufes (campus de Goiabeiras/Ufes), em Vitória. 

A data da edição estadual do Encontro Nacional da Educação foi definida por representantes de diversas entidades sindicais, movimentos sociais e dos estudantes.  Bastante concorrido, o encontro, realizado na quinta (14), na sede da Adufes, discutiu formas organizativas do evento, como infraestrutura, programação, processo de inscrição, e etc.

Ainda esta semana, a comissão organizadora divulgará o processo de inscrição online. As artes dos materiais de divulgação, como cartazes, folders, programação, página facebook, faixas e banners também estão  sendo preparados e serão enviados em breve para as entidades.  Todos os materiais (arquivos para impressão e digitais) deverão ser replicados com o intuito de fomentar a divulgação do ENE. 

Organizado pela Coordenação Nacional das Entidades em Defesa da Educação Pública e Gratuita ( Conedep), o III ENE ocorre numa conjuntura de aprofundamento dos ataques contra a educação e a classe trabalhadora no Brasil e no mundo, tais como retirada de direitos, demissões, reformas antipopulares, terceirização, precarização, sucateamento dos serviços 

Na reunião de organização, além de avaliar as etapas preparatórias anteriores, os participantes discutiram amplamente o formato da atividade e deliberaram pela sua realização no meio da semana e no final da tarde para melhor atender estudantes e trabalhadores.

Gênero, Sexualidade, Orientação Sexual e Questões Étnico-Raciais: A 3ª etapa preparatória fará debate de gênero e raça numa perspectiva classista, apontando a relação desse debate com a educação. Serão destacadas as lutas contra a lei da mordaça nas escolas, e como tal investida acirra a luta de classe e o discurso de ódio contra mulheres, população LGBT, negro (a) e indígena.

“As escolas, as universidades e institutos devem ser espaços críticos e pedagógicos para o combate de todas as opressões”, finaliza o professor José Antônio da Rocha Pinto.  As contribuições tiradas das etapas regionais serão enviadas ao III ENE que será realizado na capital federal nos dias 12, 13 e 14 de abril e terá como tema “Por um projeto classista e democrático de educação”. 

Fonte: Adufes