Entidades realizam reunião de organização da III Etapa Estadual do Encontro Nacional de Educação

 

Nesta quinta-feira, 14/02, diversos segmentos ligados à educação (básica, técnica, tecnológica e superior) e movimentos sociais irão realizar reunião de organização da última etapa preparatória do Encontro Nacional de Educação (ENE). A atividade será às 17h30, na sede da Adufes, no campus de Goiabeiras/Vitória. O objetivo da conversa é estruturar a 3º etapa Estadual do ENE que irá acontecer em março.

A coordenação centrará esforços em contatar os palestrantes da mesa de abertura e organizar os grupos temáticos. Nesta fase, o debate abordará Gênero, Sexualidade, Orientação Sexual e Questões Étnico-Raciais. O presidente da Adufes-SSind, José Antônio da Rocha Pinto, que está na organização do evento, reforça que é fundamental o envolvimento de toda a comunidade universitária. “A discussão dos rumos da educação é de responsabilidade de todos”, conta.

Segundo ele, a intensificação dos ataques à classe trabalhadora com a Emenda Constitucional 95/2016 que congela as despesas primárias por 20 anos, a lei das terceirizações e as novas formas precarizadas de contratação previstas na reforma trabalhista, a proposta de reforma da previdência, reforma do ensino médio, dentre outras, tem impactado diretamente o financiamento e o trabalho em educação pública.

“O cenário indica a necessidade da rearticulação de todos os setores que e defendem historicamente a educação pública, gratuita, laica de qualidade social, classista e democrática”, diz. Rocha também destaca que só assim será possível avançar na construção do Sistema Nacional de Educação e se contrapor à hegemonia dos setores mercantis e privatistas da educação.

“Para tanto, torna-se necessário concentrar esforços na construção deste Encontro Preparatório que culminará com o III Encontro Nacional de Educação (ENE), em abril”, frisa. O III ENE, que será realizado em Brasília, fará a análise crítica e atualização do Plano Nacional de Educação da Sociedade Brasileira, a partir dos diagnósticos elaborados pelas etapas preparatórias.

Fonte: Adufes