Escola sem Partido em debate. Dia 22, sexta, café com debate na Adufes

O professor Gaudêncio Frigotto, do Programa de Pós-graduação de Políticas Públicas e Formação Humana da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), fará a palestra no dia Nacional de Lutas. O evento é aberto ao público.

A atividade será iniciada às 8h30, com um café da manhã e em seguida, a palestra Educação Básica e “Escola sem Partido”: A anulação da autonomia docente. Sob o falso dogma de verdade e da neutralidade, diversos atos estão sendo realizados e incentivados por figuras públicas e autoridades contra a liberdade de ensino e cátedra.

Jair Bolsonaro completou três meses à frente do Executivo. Desde que assumiu, seu governo vem tentando implementar uma agenda que é alvo de críticas. Escola sem partido, Lava Jato da Educação, Reforma da Previdência, estão entre as medidas que, se aprovadas, gerarão forte impacto na vida dos/as trabalhadores/as e na educação.

Nesse cenário é preciso reafirmar direitos fundamentais previstos na Constituição Federal: a liberdade de expressão, a igualdade e a dignidade. O evento é uma realização da Adufes, Fórum Capixaba de Lutas Sociais e das Frentes Estadual pelas Liberdades Democráticas e Capixaba pela Escola Democrática. As entidades convidam a todos/as para mais uma atividade que visa debater o cerceamento e pluralidade de ideais na educação pública.

Lançamento de Livros.  Na oportunidade, logo após a palesetra, será feito o lançamento de três livros, sendo dois organizados pelo professor Gaudêncio Frigotto: “Escola democrática: um antídoto ao Escola sem Partido” e “Institutos de Educação, Ciência e Tecnologia, relação com o ensino médio integrado e o projeto societário de desenvolvimento”.

Outro livro que também será lançado é “Foi golpe! O Brasil de 2016 em análise”, organizado pelas professoras Ana Carolina Galvão, Junia Claudia Zaidan e pelo professor Wilberth Salgueiro. A publicação, que  foi prefaciada por Frigotto, será sorteada ao final do debate.  

Serviço

Dia Nacional de Luta – Palestra Educação Básica e “Escola sem Partido”: A anulação da autonomia docente

Data: 22/03 (sexta-feira)

Horário: 8h30 – café da manhã

9 horas – Palestra e lançamento de livros

Local: sede da Adufes – campus de Goiabeiras/Vitória

Fonte: Adufes