1º de Maio será de luta contra a Reforma da Previdência na capital capixaba

Trabalhadores/as de diversas categorias vão às ruas também em defesa de direitos trabalhistas e políticas sociais.

Em Vitória, a atividade terá início às 8h30, na Praça Costa Pereira, região central da capital, com apresentações culturais e ato político. Coral Serenata composto pelos/as estudantes da EEFM Mauro Braga, Banda de Congo de Goiabeiras, Carlos Papel, PretaÔ e o grupo Afro Kizomba, são algumas das atrações. A manifestação está sendo convocada pelas centrais CSP-Conlutas, CUT, Intersindical, além das frentes Brasil Popular e Povo Sem Medo.

José Antônio da Rocha Pinto, presidente da Adufes, destaca a importância da data. “Neste dia 1º de maio precisamos reforçar a luta contra a reforma da Previdência. Vencer esta pauta é sem dúvida, nosso maior desafio”, afirma. Ele defendeu ainda a importância das centrais sindicais apontarem já uma data para a Greve Geral.

Reforma da Previdência. A Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 6/19 representa um duro ataque aos trabalhadores/as brasileiros/as. Além de aumentar a idade mínima para aposentadoria, ela quebra o caráter solidário da Previdência Social e reduz os valores de benefícios. A reforma também privatiza a Previdência, entregando ao sistema financeiro o principal mecanismo de proteção social e distribuição de renda do país. A PEC ataca também os servidores públicos, limitando valores de aposentadoria, e impondo duras regras de transição.

1º de Maio, Dia de luta. A data foi estabelecida em 1889 no Congresso da Internacional Socialista, em Paris, que reuniu os partidos socialistas e sindicatos da Europa. O dia 1º de maio foi escolhido em homenagem aos operários dos EUA, que três anos antes, organizaram uma campanha por melhores condições de trabalho. Os trabalhadores chegaram a realizar em apenas um ano mais de 1,5 mil greves e ma das principais reivindicações era a garantia da jornada de oito horas diárias.

 

Serviço

Programação

1º de Maio – Dia Internacional do/a Trabalhador

8h30  Chegada das delegações/organização das barracas

9h  início das atividades

9h15  Coral Serenata – alunos/as da EEFM Mauro Braga

10h  Banda de Congo de Goiabeiras

10h30   Mesa de abertura – Reforma da previdência

11h30  Saudações das entidades

12h30  Oficinas

13h  Cantor Carlos Papel

14h  Convidados e Carlos Papel

15h  PretaÔ

15H30   Ato político

16h30: Grupo Afro Kizomba

Fonte: Adufes