Entidades capixabas levam caravana para o III ENE

O grupo partirá para a capital federal nesta quinta-feira (11/04), às 7 h, com saída do campus de Goiabeiras/Ufes (frente ao Teatro Universitário), em Vitória.  

O  Encontro Nacional de Educação acontece de 12 a 14 de abril na Universidade Federal de Brasília (UNB) e toda uma infraestrutura e programação estão sendo preparadas para receber os participantes. A delegação capixaba é composta por estudantes, trabalhadores e professores da Ufes, Ifes e outras redes de ensino.   

Os militantes que vão para o  evento nacional foram escolhidos entre aqueles que participaram das etapas preparatórias e das reuniões organizativas. “A inscrição dá direito à alimentação no RU e espaço para montar acampamento na UnB”, diz Lara Gobira, do Coletivo TAEs em Luta, que integrou a organização das etapas estaduais.

Os Encontros Preparatórios ocorreram em três etapas no ES e contou com participação ampla de setores e entidades que defendem a educação pública, gratuita e de qualidade socialmente referenciada. Acompanhe como foram as etapas acessando os links abaixos:

3ª etapa – Vitória realizou última etapa preparatória do ENE

2ª etapa – Etapa Estadual do III ENE debate os ataques à educação pública e as perspectivas de luta

1ª etapa – ES realizou 1ª etapa preparatória para o III ENE

A Adufes sediou todas as reuniões organizativas e as etapas estaduais.   “O esforço valeu a pena. Todos as discussões foram ricas no sentido de organizar os temas em debate e para posteriormente podermos realizar com a sociedade diálogo com a sociedade em geral e concentrar forças para a defesa da educação”, diz o presidente da Adufes, José Antônio da Rocha Pinto.

O III ENE terá como eixos norteadores ao debate: Conhecimento, Currículo e Avaliação; Formação de trabalhadores da educação; Trabalho na Educação e Condições de Estudo; Universalização da Educação, Acesso e Permanência; Gestão/Organização do Trabalho Escolar; Gênero, Sexualidade, Orientação Sexual e Questões Étnico-Raciais; Financiamento da Educação; Organização da Classe Trabalhadora.

Novo eixo. Em sua última reunião, a Coordenação Nacional das Entidades em Defesa da Educação Pública e Gratuita (Conedep) deliberou por incluir um novo eixo  ao  III ENE: “Democracia, autonomia no espaço educacional e liberdade de cátedra/ensinar”. A inserção do ponto temático ocorreu exatamente no dia de realização da  3ª etapa estadual (ES) e, portanto, não houve como incluir  a discussão na pauta do debate. 

 

Fonte: Adufes