Assembleia aprova nota de repúdio às manifestações racistas e ataques ao professor Gustavo Ford

Na tarde dessa quarta, 8, os/as docentes aprovaram por unanimidade nota de repúdio aos ataques racistas dirigidos ao professor do Centro de Educação da Ufes e atual pró-reitor de Assuntos Estudantis e Cidadania, Gustavo Forde (foto), nas redes sociais.

O docente, que recentemente lançou o livro Vozes Negras na história da Educação: Racismo, Educação e Movimento Negro no ES (1978-2002), teve sua entrevista publicada pelo Jornal A Gazeta e foi atacado com comentários racistas que questionavam sua competência teórica e profissional.

A nota, que você confere na íntegra ao final desta matéria, ressalta que a “Adufes repúdia toda forma de opressão, discriminação e racismo considerando a necessidade de fortalecer a luta antirracista”. O documento foi lido pela professora Kiusam de Oliveira, do Centro de Educação, durante a plenária.

 

NOTA DE SOLIDARIEDADE AO PROFESSOR GUSTAVO FORDE E DE REPÚDIO ÀS MANIFESTAÇÕES RACISTAS PUBLICADAS COMO COMENTÁRIOS A UMA ENTREVISTA  PARA O JORNAL A GAZETA

A Associação dos Docentes da Universidade Federal do Espírito Santo (ADUFES), seção do ANDES sindicato nacional, vem a público manifestar total apoio e solidariedade ao professor Gustavo Forde que sofreu ataques racistas após a publicação de uma matéria jornalística nas redes sociais, na qual indica a necessidade de uma educação antirracista.

Professor do Centro de Educação da Universidade Federal do Espírito Santo (UFES), Gustavo Forde é doutor em Educação e, atualmente, Pró-Reitor de Assuntos Estudantis e Cidadania. Foi destaque da edição do dia 28 de abril do corrente ano no Jornal A Gazeta devido ao lançamento do seu livro “Vozes Negras na História da Educação: Racismo, Educação e Movimento Negro no Espírito Santo (1978-2002)” e, imediatamente após a divulgação da matéria, foi atacado com comentários racistas que questionavam a sua competência teórica, acadêmica e profissional.

A ADUFES manifesta veemente repúdio a toda forma de opressão, discriminação e racismo, considerando a necessidade de adensarmos a luta antirracista num país como o Brasil que apresenta índices alarmantes de desigualdades, exploração, violência, etnocídio e genocídio da população negra e pobre.

Ao professor Gustavo Forde, o nosso reconhecimento pelo trabalho que vem realizando na Universidade, pela qualidade das pesquisas e pelo conhecimento que tem produzido, mas também pela sua militância na luta por uma sociedade democrática e antirracista.  

Racistas não passarão!

Fonte: Adufes