Aulas públicas, rodas de conversa, oficinas e Mostra compõem a programação da greve na Ufes

A agenda do Dia Nacional de Luta terá atividades nos campi da Grande Vitória e interior (Alegre e São Mateus). A programação foi definida pela Comissão de Mobilização para o Ato 30M que esteve reunida na sede da Adufes.

Nesta quinta-feira (30), a comunidade acadêmica da Ufes volta a se manifestar contra os cortes em todos os âmbitos da educação, desde o ensino básico até o ensino superior. A fim de se discutir o atual momento e os impactos do bloqueio no funcionamento das instituições serão realizadas aulas públicas e rodas de conversas em alguns centros de ensino da universidade.

A primeira aula da agenda da greve será ministrada na escadaria do Teatro da Ufes (campus de Goiabeiras), às 7h30, com o tema “O desafio da área de Letras no Brasil atual”. Já no Centro de Ciências Jurídicas e Econômicas (CCJE), de 8 as 11 h, o tema da aula será “A superexploração da força de trabalho no Brasil Contemporâneo”.

Em defesa da Educação Pública!  Outra aula pública do dia trará à tona o debate sobre o corte de recursos e os riscos no funcionamento da Ufes. O evento será às 9h, no IC-4, campus de Goiabeiras, e será um espaço de exposição e esclarecimentos sobre o atual momento e as ações que estão sendo desenvolvidas nacionalmente com o objetivo de reverter os cortes.

Na parte da tarde, às 13h30, uma roda de conversa sobre as perspectivas política para as artes e design irá ocorrer na cantina do Centro de Artes. Em seguida, será ministrada uma oficina de cartazes.  

Reforma da Previdência. Na escadaria do Teatro da Ufes, às15h30, outra aula pública irá expor os riscos contidos no projeto de ‘reforma’ da Previdência de Jair Bolsonaro (PSL).  A atividade está sob coordenação do Movimento Mulheres em Luta ES (MML-ES) e do Centro Acadêmico Livre de Serviço Social (CALSS). Após o debate, haverá concentração para o ato de rua que seguirá do campus de Goiabeiras até o prédio da Secretaria Estadual de Educação (Sedu), na Avenida César Hilal, em Vitória.

“Temos distribuídos panfletos e cartilhas esclarecendo a comunidade sobre os riscos da reforma da previdência e as mudanças trabalhistas em curso“, ressalta do presidente da Adufes, José Antônio da Rocha Pinto.

Fonte: Adufes