#30M:Comunidade acadêmica de Alegre participa de mobilização contra cortes de verba

Professores, alunos e profissionais da educação do campus da Ufes de Alegre e do Ifes aderiram à paralisação nacional de 30 de maio. Nessa quinta-feira, eles ocuparam a praça central da cidade onde mostraram à população os resultados de projetos de pesquisa e extensão feitos na instituição. Os manifestantes também realizaram ações de mobilização, assim como uniram esforços para a greve geral marcada para o dia 14 de junho.

“O que nos une nacionalmente em um ato em defesa da educação são os constantes ataques do presidente Bolsonaro e seu ministro aos professores e alunos da educação básica e das universidades. Precisamos nos unir para resistir a esse desgoverno”, disse o diretor da Adufes, Iguatemi Santos Rangel que participou do 30M em Alegre.

A concentração da comunidade acadêmica na Praça seis de Janeiro começou por volta das 16 horas. Faixas, cartazes, pôsteres com o resultado dos trabalhos de pesquisa foram espalhados pelo espaço.

painel

O objetivo foi divulgar o trabalho e sensibilizar a comunidade sobre a importância da instituição e sobre os prejuízos do bloqueio de orçamento.

“Conseguimos apresentar à população a importância e qualidade dos trabalhos de ensino, pesquisa e extensão desenvolvidos na Ufes”, avalia a professora Aline de Menezes Bregonci, do Departamento de Medicina Veterinária do Centro de Ciências Agrárias e Engenharias (CCAE) de Alegre.

Segundo a docente, o dia foi de mobilização também entre os estudantes. Eles participaram das atividades propostas para o 30M, e se dividiram para distribuir panfletos que criticaram o corte de verbas, ministraram oficinas – como de química para a criançada – e até realizaram show musical. Esse é o caso do aluno de Engenharia Química, Felipe Heitor, que encantou a todos com sua voz e violão.

Tendas também foram montadas na praça e no local os visitantes puderam também tirar dúvidas sobre previdência social, sobre os cortes de recursos na educação, fizeram avaliação nutricional, entre outros atendimentos. Houve também aulas públicas ministradas por professores do Ifes.  

Fonte: Adufes