Quarta-feira, 8: Assembleia da Adufes discutirá Greve Geral da Educação

A plenária será realizada na próxima quarta-feira,8/5, às 13h30, na sede do sindicato (campus Goiabeiras/Ufes), em Vitória.

A realização de uma Greve Geral da Educação no dia 15 de maio é o principal ponto da pauta da próxima Assembleia da Adufes e segue encaminhamento do Sindicato Nacional (ANDES-SN).  O movimento, de caráter nacional, tem como principais bandeiras a defesa da educação pública e a luta contra a reforma da Previdência apresentada pelo presidente Jair Bolsonaro. Além da Greve Geral da Educação estão previstos informes locais e nacionais.

A expectativa é que o movimento paredista (um dia de greve) una toda os trabalhadores na luta contra a reforma da previdência. “A educação pública também vem sofrendo duros golpes do atual governo. Descaso, cortes de verbas, perseguições e retaliações ideológicas, imposição de pensamento único no ensino, e inúmeros outros ataques. A categoria deve estar unida para fazer oposição à agenda nefasta de ameaças contra os trabalhadores em geral e especialmente contra os trabalhadores e trabalhadoras da Educação”, pontua o presidente da Adufes, José Antônio da Rocha Pinto

Bloqueios. Nos últimos dias o governo fez uma série de ataques às universidades. No dia 26 de abril, Bolsonaro afirmou que o Ministro da Educação, Abraham Weintraub, irá reduzir investimentos em faculdades de filosofia e sociologia (humanas), com o ”objetivo de focar em áreas que gerem retorno imediato ao contribuinte, como veterinária, engenharia e medicina.

No dia 28, o presidente divulgou em rede social um vídeo de uma professora em sala de aula, filmado por uma aluna, seguido da frase: “Professor tem que ensinar e não doutrinar”. Ao comentar o episódio, o Ministro da Educação disse que filmar professores em sala de aula é um “direito” dos alunos.

No dia 30 de abril, o MEC informou que haverá o corte de 30% dos recursos no segundo semestre de todas as universidades e institutos federais. Na Ufes, o bloqueio é da ordem de R$ 33,2 milhões dos recursos orçamentários de 2019, “o que equivale a 33% do orçamento total inicialmente previsto de R$ 99,4 milhões (incluindo orçamento de custeio, de capital e emendas parlamentares)”, segundo a universidade.

Leia ainda:

15 de maio: Greve Nacional da Educação

ANDES-SN repudia corte de verbas e perseguição na UFBA, UnB e UFF

Bolsonaro anuncia ataque aos cursos de filosofia

Fonte: Adufes