Abertura do 64° Conad destaca necessidade da unidade na luta

A Quadrilha Brilho do Luar (Paranoá), deu início ao evento com apresentação de dança. Além disso, foi lançada a 64ª edição da Revista Universidade e Sociedade. 

O evento nacional, que será realizado até domingo (14), na Associação dos Docentes da UnB (ADUnB), em Brasília (DF), tem como tema central “Em defesa da educação pública, dos direitos sociais e das liberdades democráticas”. Em uma conjuntura de retrocessos e ataques à classe trabalhadora, a plenária foi marcada por discursos que reafirmaram a importância da unidade classista.

O presidente do Andes-SN, Antonio Gonçalves, destacou a construção de uma unidade para derrotar os ataques, como a tentativa de destruição da Seguridade Social. Antônio ressaltou ainda, a recente aprovação da Reforma da Previdência. “Um Congresso, em boa parte vendido para o capital, que colocou nossos direitos nos balcões de negócios”, disse.

Para ele, a unidade tem que ser feita a partir de uma pauta que unifique todos os/as trabalhadores/as, como a educação, cujos constantes cortes orçamentários têm inviabilizado o funcionamento das instituições federais de ensino superior.

Lançamento. Durante a plenária de abertura foi lançada a edição nº 64 da Revista Universidade e Sociedade com o tema “Transformações no Mundo do Trabalho e Opressões de Gênero”.

Delegação da Adufes. A Adufes está presente no Conad, representado pelo presidente José Antônio da Rocha Pinto, como delegado, e os/as professores/as Ana Carolina Galvão, Bernardete Gomes Mian, Fabíola Leal, Fernanda Araújo Binatti, Francisco Mauri de Carvalho, Iguatemi Rangel, Josemar Machado de Oliveira, Juliana Mellin, Luciana Pimentel, Maria Daniela Macedo, Rafael Bellan, Raphael Góes Furtado e Thaís Vieira, como observadores. A participação dos docentes foi deliberada em Assembleia Geral da categoria. 

Conad em números. Estão presentes na 64ª edição do Conad 50 delegados/as e 120 observadores/as, representando 58 seções sindicais, além de dois convidados. Também foram credenciados 38 diretores/as do ANDES-SN, totalizando 210 participantes. 

O Conad é uma instância deliberativa do ANDES-SN. Entre as suas atribuições, estão a implementação de decisões retiradas do último congresso do sindicato; a análise de relatórios financeiros, prestação de contas e previsões orçamentárias da entidade; a criação de comissões ou grupos de trabalho. 

*Com informações da ADUFPel

 Leia ainda: 

Plenária 1 debate desmonte do estado e as tarefas do movimento sindical 

 Fonte: Adufes