Começa amanhã 64º Conad; comitiva da Adufes segue para capital federal

Na sexta-feira, 12,  os docentes participam de Grande Ato da Educação também em Brasília-DF em defesa da Educação Pública, do emprego e da aposentadoria dos brasileiros.

O 64° Conselho Nacional de Associações Docentes (Conad)  é uma instância deliberativa nacional formado pelas seções sindicais do ANDES-SN e acontece desta quinta (11)  a domingo (14), no distrito federal . A delegação capixaba que participará do encontro foi eleita em assembleia geral e é composta de delegado representante da Diretoria e de observadores.

“Em defesa da educação pública, dos direitos sociais e das liberdades democráticas”, é o tema da edição do Conad deste ano a ser sediada pela Associação de Docentes da UnB (Adunb Seção Sindical). Durante 4 dias, os docentes atualizarão os planos de lutas gerais e dos setores do Sindicato Nacional aprovados durante o 38º Congresso no início do ano, em Belém do Pará. Outra tarefa dos participantes do 64° Conad será a de debater e deliberar sobre as contas do ANDES-SN.

Corte de verba. Os recentes ataques à Educação Pública, como o corte no orçamento nas instituições federais de ensino públicas e o teor do projeto “Escola Sem Partido” estarão na pauta das discussões. “Os ataques à autonomia e liberdade acadêmica na educação superior também serão debatidos”, ressalta o presidente da Adufes, José Antônio da Rocha Pinto, que irá representar o Sindicato como delegado (direito a voto e voz) no 64°Conad.   

De acordo com ele, na sexta-feira (12) os participantes do 64° Conad reforçarão ainda o Grande Ato da Educação que reunirá estudantes, trabalhadores, educadores e outros lutadores de todas as partes do país em defesa da Educação Pública, do emprego e da aposentadoria dos brasileiros. O ato terá sua concentração a partir das 10 horas no Museu Nacional (Via S1 da Esplanada dos Ministérios).

Além do professor Rocha, a Adufes estará representada no Conad por um grupo de 13 observadores: Ana Carolina Galvão, Bernardete Gomes Mian, Fabíola Leal, Fernanda Araújo  Binatti, Francisco Mauri de Carvalho, Iguatemi Rangel, Josemar Machado de Oliveira, Juliana Mellin, Luciana Pimentel, Maria Daniela Macedo, Rafael Bellan, Raphael Goes Furtado e Thaís Vieira.

Serviço
64º Conad do ANDES-SN
Tema central: “Em defesa da educação pública, dos direitos sociais e das liberdades democráticas”
Data: 11 a 14 de julho de 2019
Local: Associação dos Docentes da Universidade de Brasília (Adunb SSind.)
Endereço: Campus Universitário Darcy Ribeiro, gleba A, Casa do Professor – Brasília/DF