ANDES-SN promove VI Encontro Nacional de Comunicação e Artes em Vitória

Evento sediado pela Adufes nesta sexta-feira (1/11) e no sábado (2/11) será aberto aos professores/as sindicalizados/as. Credenciamento e inscrições para as oficinas no local. As atividades ocorrerão no auditório do Centro de Educação Física e Desportos (CEFD) e na sede do Sindicato, no campus de Goiabeiras. 

Sob o tema “Culturas populares resistindo ao facismo”, o encontro reunirá dirigentes, jornalistas e professores/as das Seções Sindicais do ANDES-SN, em especial os/as docentes que atuam com comunicação e arte. O objetivo da VI edição do Encontro Nacional  é  ampliar o debate sobre o papel e a inserção da arte e da comunicação sindical como instrumento de luta nas ações desenvolvidas pelo ANDES-SN e suas seções sindicais.

O credenciamento para o encontro e as inscrições para as oficinas serão feitas no dia 1º/11, sexta-feira, no auditório do CEFD, às 14 horas.

Ricardo Roberto Behr, um dos coordenadores do Grupo de Trabalho de Comunicação e Artes (GTCA) do Andes-SN, destaca a importância da formação dos docentes e dos profissionais da comunicação dos sindicatos. “Vamos debater as diferentes expressões das artes e as ferramentas de comunicação que podem ser incorporadas nas atividades do Andes-SN e das Seções Sindicais”, diz Ricardo. A atividade é uma deliberação do 38º Congresso do ANDES-SN.

Behr defende ainda a ampla participação das Seções e dos profissionais para fortalecimento das seções sindicais.  Os principais temas a serem discutidos nas rodas de conversas são “Comunicação e Arte: construindo redes de resistência”; e “Arte e cultura como instrumento de resistência”.

Oficinas. Durante dos dois dias de evento estão previstas Oficinas Culturais de dança circular, modelagem de panela de barro, hip hop, oficina de mídia radical e capoeira. No sábado, 2, a atividade começa às 9h, com a apresentação cultural do Grupo Andora. Ao final, por volta das 18h, será instalada a plenária que tratará da concepção do I Festival de Arte e Cultura do ANDES-SN.

E para encerrar o evento com muita descontração e alegria, a Adufes – Seção Sindical oferecerá  aos participantes do VI edição do Encontro Nacional de Comunicação e Artes uma roda de boteco. A confraternização ocorrerá na sede do sindicato, também no campus de Goiabeiras. Veja abaixo a programação completa.

VI Encontro Nacional de Comunicação e Artes do ANDES-SN, com o tema “Culturas Populares Resistindo ao Fascismo”

1º e 2 de novembro de 2019 na ADUFES – Vitória/ES

  

Dia 01/11/19 (sexta-feira)

Local: Auditório do CEFD

14h – Credenciamento e inscrições Oficinas

15h – Mesa de abertura – ADUFES, Regional Leste e Coordenação do GTCA.

15h30 – Roda de conversa: “Comunicação e Arte: construindo redes de resistência”. Prof. Cesar Ricardo Siqueira Bolaño (UFS) e Gustavo Faria Sixel (Esquerda Online)

18h – Atividade cultural – Congo Amores da Lua

Dia 02/11/19 (sábado)

Local:  Auditório do CEFD

9h – Atividade Cultural – Grupo Andora (danças folclóricas)

9h30- Roda de conversa: “Arte e cultura como instrumento de resistência” –  Profª.  Luciane Soares da Silva – (UENF), Prof. Victor Neves Souza (UFES) e Prof.  Fábio Luiz Loureiro (UFES)

Local: Auditório do CEFD

 11h30 – Roda de Capoeira– (saguão do CEFD) – (Mestre Fábio Luiz Loureiro)

 12h30 – Almoço

14h – Oficinas culturais

        Dança Popular – Érica Bolzan (UFES)

Local: sala de dança do CEFD (até 35 participantes)

        Modelagem de Panela de Barro (GTCA/UFES). Eronildes Corrêa de Menezes

Local: Galpão das paneleiras, em Goiabeiras (até 30 participantes)

        Hip Hop – Yuriê Pâmella Perazzini (UFES)

Local: sala de dança do CEFD (até 35 participantes)

        Mídia Radical – Prof. Rafael Bellan Rodrigues de Souza (UFES) –
Local: salão da ADUFES (até 35 participantes)

        Capoeira – Mestra Sabrina Marinho Abade

Local: Sala de capoeira do CEFD (até 35 participantes)

17h – Lanche

18h – Plenária Final – Construção do I Festival de Arte e Cultura do ANDES-SN (Coordenação do GTCA)

20h – Mesa de Encerramento – Diretoria da ADUFES, Regional Leste e Coordenação do GTCA

21h – Roda de Boteco – Forró (salão da ADUFES)

Fonte: Adufes