Comissão da eleição para reitor é ampliada para 12 membros


A Comissão Eleitoral criada para conduzir o processo de escolha do candidato da comunidade universitária a Reitor/ Vice-Reitor da Ufes, período 2020-2024, acatou nessa quinta-feira (10 outubro) a proposta da Assembleia Geral da Adufes de ser ampliada de três para quatro representantes de cada segmento. Representam a Adufes os docentes Fábio Corrêa Dutra (Aposentado – CCE), Antônio Carlos Moraes (CEFD), Thiago Eduardo Pedreira Bueno (CCE) e Marcus Vinícius Licínio (CCS).

De acordo com a legislação em vigor, compete ao Colégio Eleitoral (formado pelos Conselhos Superiores da Instituição) a elaboração de uma lista tríplice de candidatos a Reitor/ Vice-Reitor, a ser encaminhada ao Governo Federal. A Lei 9.192/1995 (detalhada pelo Decreto 1.916/1996) autoriza os conselhos a realizarem uma “consulta prévia à comunidade universitária”. Pela primeira vez desde 1987 (ano da primeira Eleição Direta para Reitor da Ufes), o Colégio Eleitoral decidiu (já no início de outubro) não realizar tal consulta.

O compromisso da Comissão Eleitoral é o de indicar apenas o nome preferido dos professores, técnico-administrativos e estudantes para o cargo de Reitor / Vice. Cabe à comunidade universitária e às suas entidades representativas se mobilizarem junto aos candidatos para que, dentre eles, apenas o que vier a ser escolhido formalize seu nome no Colégio Eleitoral da Ufes. E que o candidato com a maioria dos votos para Reitor/ Vice-Reitor indique dois outros nomes para completar a lista tríplice.

Outra mobilização fundamental se faz necessária, junto a todos os membros dos Conselhos Superiores, para que esta lista tríplice assim constituída para Reitor/ Vice-Reitor seja a lista final aprovada. E, por último, restará o enfrentamento político com Brasília para que prevaleça a vontade da maioria.

Conheça na íntegra as deliberações da Assembleia Geral da Adufes sobre o tema, realizada no último dia 04 de outubro:

1- Que a Adufes se una ao DCE e ao SIntufes para indicar os nomes da Comissão Eleitoral para a escolha do candidato da Comunidade Universitária a Reitor/ Vice-Reitor da Ufes no período 2020-2024.

2- Que a Adufes seja representada na Comissão Eleitoral pelo professor Fábio Corrêa Dutra, além dos três docentes que já iniciaram a participação.

3- Que o escolhido a Reitor/ Vice-Reitor pela comunidade universitária indique, ao Colégio Eleitoral da Ufes, os demais nomes para completar a lista tríplice a ser aprovada.

4- Que o/a professor/a aposentado/a da Ufes seja habilitado/a a votar na Consulta à Comunidade, mediante manifestação prévia de interesse.

Fonte: Adufes