Eleição para Reitor(a): Inscrições de chapas se encerram nesta sexta, 18/10

As inscrições de candidatos a reitor e vice-reitor (gestão 2020/2024) para a Consulta Eleitoral Independente (CE), abertas na última sexta (11/10), poderão ser feitas até as 13 horas desta sexta-feira (18). Os formulários e demais orientações de todo o processo estão disponíveis aqui.

A comunidade universitária irá às urnas para escolher uma das chapas inscritas no dia 6 de novembro. O 2º turno, caso ocorra, será no dia 21 de novembro. As eleições estão sendo organizadas por uma Comissão Eleitoral Independente apoiada pelas entidades representativas dos 3 segmentos: Adufes, Sintufes e DCE.

Representam a Adufes os docentes Fábio Corrêa Dutra (Aposentado – CCE), Antônio Carlos Moraes (CEFD), Thiago Eduardo Pedreira Bueno (CCE) e Marcus Vinícius Licínio (CCS). Os integrantes da CE foram eleitos pela categoria em assembleia geral no último dia 4/10. O professor Marcus Vinícius comunicou recentemente seu afastamento, alegando dificuldade de agenda. Sendo assim, a CE se mantém paritária com 9 membros.

Comissão Eleitoral. O grupo está responsável por organizar todo o processo eleitoral, como a divulgação dos programas dos/as candidatos/as e o cronograma eleitoral. A realização de debates entre os/as candidatos/as ocorrerá em todos os campi da Ufes. O primeiro será realizado no próximo dia 25 em São Mateus; seguido de Alegre (29/10), Maruípe (1º/11) e Goiabeiras (5/11). 

Lista Tríplice. Os Conselhos Superiores da Ufes deliberaram este ano por não realizar a tradicional “consulta prévia à comunidade universitária”. Assim sendo, a formação da Lista Tríplice para Reitor (a) e Vice (gestão 2020/2024), será realizada a partir da inscrições direta de candidatos/as junto ao Colégio Eleitoral, a serem feitas até o dia 27 de novembro. 

“Para que seja mantida a eleição direta e a posse do reitor e vice escolhidos pela comunidade é necessário o envolvimento e comprometimento democrático de amplos setores da universidade”, destaca o professor Fábio Dutra, membro da CE.  Ele lembra que esse processo vem sendo assegurado há mais de 3 décadas com muita luta e mobilização na Ufes. “Só assim, o candidato escolhido pela comunidade universitária tomará posse no próximo ano”.

 

Comissão Eleitoral para Pesquisa Informal de reitor/a e vice-reitor/a da Ufes – quadriênio (2020/2024)

Antonio Carlos Moraes – Docente (CEFD) – Presidente

Esther Tavares de Albuquerque – Estudante (CCJE) – Vice-Presidenta

Joanicy Leandra Pereira – Técnica Administrativo (CCE) – Primeira Secretária

Thiago Eduardo Pedreira Bueno – Docente (CCE) – Segundo Secretário

Guilherme Alves Barbosa Cogo – Estudante (CCJE) – Membro

Flávio Bastos Vianna – Estudante (CCJE) – Membro

Lucas Silveira Andrade Martins – Técnico Administrativo (SECULT) – Membro

Aparecida da Conceição Gouvêa -Técnica Administrativo (HUCAM) – Membro

Fábio Corrêa Dutra – Docente (CCE) – Membro

Comissão da eleição para reitor é ampliada para 12 membros

Processo de escolha para reitor é discutido em Assembleia da Adufes

Fonte: Adufes