Pela primeira vez, Ufes pode ter uma mulher como reitora

Duas chapas se inscreveram junto à Comissão Independente de Pesquisa Informal (CIPI). A votação será dia 6 de novembro e não haverá  2º turno. O primeiro debate será nesta sexta-feira (25/10) no Ceunes, em São Mateus.

Foi dada a largada para o processo sucessório à reitoria da Universidade Federal do Espírito Santo. Pela primeira vez em seus 65 anos de história, a instituição poderá ser comandada por uma mulher para o mandato 2020/2024.

Uma das candidatas é a professora Gláucia Abreu, que disputou a última eleição. A chapa 1 é composta também por Alvim Borges Da Silva Filho, candidato a vice-reitor. Já a chapa 2 é formada por Ethel Maciel, atual vice-reitora, e por Roney Pignaton da Silva (vice).

O prazo para inscrição de chapas junto à CIPI encerrou dia 28 e não houve apresentação de recurso.  A homologação final e o sorteio dos números das chapas foram divulgados pela Comissão Eleitoral na terça-feira (22).  

Leia carta da CEI sobre a validação das chapas

De acordo com o professor Fábio Dutra, da CIPI, o período agora está reservado para realização de debates entre as chapas, divulgação dos planos de trabalho e distribuição de materiais da campanha eleitoral.

Debate Ceunes. O primeiro debate já está marcado esta sexta-feira, 25/10, de 9h às 12h, em São Mateus. O debate terá cinco blocos para apresentação de propostas das chapas, perguntas da comunidade universitária e de representantes de entidades externas. As normas completas do debate foram concluídas em reunião da CIPI com representantes das chapas.

O segundo debate será dia 29/10 (terça-feira) no campus de Alegre, das 14h às 17 horas. Na sequência, campus de Maruípe, em 01 de novembro e Goiabeiras no dia 5, ambos das 9h às 12 h.

A Consulta será realizada por meio de voto direto e secreto e terá início às 7 h e se encerrará às 21h. A Comissão Independente de Pesquisa Informal (CIPI) contém de forma paritária membros do corpo docente, técnico administrativo e estudantil.

Representam a Adufes os docentes Fábio Corrêa Dutra (Aposentado – CCE), Antônio Carlos Moraes (CEFD) e Thiago Eduardo Pedreira Bueno (CCE).

Leia Mais

Eleição para Reitor(a): Inscrições de chapas se encerram nesta sexta, 18/10

Cronograma da Pesquisa Independente Eleitoral

Orientações para Pesquisa Informal 

Comissão da eleição para reitor é ampliada para 12 membros

Carta à comunidade interna da Ufes

Processo de escolha para reitor é discutido em Assembleia da Adufes

Fonte: Adufes