Eleições Adufes: debate entre chapas será dia 20, quarta-feira

A atividade vai acontecer às 9h30, na sede do sindicato, campus de Goiabeiras. Neste ano, três chapas estão concorrendo à direção da Adufes – biênio 2019/2021.

O debate é um espaço democrático para que os/as docentes possam conhecer as propostas dos grupos que disputam a gestão. A ação também tem por objetivo estimular a participação da categoria no pleito e contará com intervenção das representantes e do representante que lideram cada chapa. Logo em seguida, será aberto para perguntas da plateia.

Organizado pela Comissão Eleitoral da Adufes (CE), que é presidida pela professora Sonia Lopes Victor, o evento poderá discutir temas referentes ao movimento sindical, aos ataques à educação pública, sobretudo, no que se refere à universidade e sua autonomia. Carreira docente, precarização das condições de trabalho e as reformas da previdência e trabalhista também deverão ser abordados.

Desmonte do Estado social. O governo Bolsonaro apresentou recentemente ao Congresso Nacional o Plano Mais Brasil, que propõem a destruição do Estado brasileiro. O pacote é composto por três propostas de emenda à Constituição (PECs).  “Elas são de interesse dos docentes. Portanto, as ações de enfretamento ao Plano poderão ser discutidas no debate”, frisou Sonia Lopes. 

Eleição.  A campanha eleitoral começou na última sexta (1°) e vai até 26/11. Já as eleições ocorrerão no dia 27 de novembro, em todos os centros da universidade, das 8 às 20 horas. Durante o pleito, além da diretoria da Adufes, serão eleitos os integrantes do Conselho de Representantes (CR).

Conforme regimento do sindicato, o CR reúne professores de todos os centros da universidade. Eles são responsáveis por articular as demandas dos docentes de cada local de trabalho e o tempo de gestão é o mesmo da diretoria: dois anos.

Comissão eleitoral. Os membros da Comissão Eleitoral são Sonia Lopes, Aline Fardin Pandolfi e Josemar de Oliveira. A professora Elizabete Bassani é suplente. A comissão é responsável por conduzir todo o processo eleitoral do sindicato, inclusive, o debate.

Fonte: Comissão Eleitoral/2019