Professora Ethel Maciel vence consulta Informal para escolha de reitora

Compondo a Chapa 2 “Juntos Pela Ufes”, a atual vice-reitora da universidade, Ethel Maciel foi a vencedora da consulta com o professor Roney Pignaton (vice). Após esse processo eleitoral, a docente tem legitimidade política para ser indicada na lista tríplice.

A Pesquisa Informal à comunidade Acadêmica foi realizada de forma não-oficial nessa quarta, 6, sob coordenação dos 3 segmentos representativos da Ufes. Eles estão acompanhando todo o processo, que promoveu além da consulta, em todos os campi, debates entre as chapas concorrentes.

No dia 5 de dezembro, a segunda fase é com o colégio eleitoral, que é formado pelos três Conselhos Superiores da universidade (Conselho Universitário, de Ensino, Pesquisa e Extensão e de Curadores). O grupo fará uma lista tríplice que será enviada ao Ministério da Educação (MEC).

Historicamente, o presidente vinha acatando a decisão da comunidade acadêmica. Mas isso não tem se repetido a partir do governo de Jair Bolsonaro (PSL), que já indicou várias vezes candidatos preteridos pela comunidade em outras instituições federais de ensino superior.

O presidente da Adufes, José Antônio da Rocha Pinto, destacou que a consulta foi um processo legítimo e deve ser respeitado. “Esperamos que o presidente da república acate a decisão, tomada de forma autônoma e democrática na Ufes”, defendeu.

Votação. Participaram da consulta as chapas 1 – formada pela professora Gláucia Abreu (reitora) e Alvim Borges Da Silva Filho (vice-reitor). Já a chapa 2 foi encabeçada por Ethel Maciel, atual vice-reitora, e por Roney Pignaton da Silva (vice).

Entre os professores, Ethel teve 70% dos votos e entre os estudantes uma vitória de 83,7%. Entre os servidores da Ufes, ela perdeu mas por uma margem pequena, totalizando 46,1% dos votos. Assim, a comissão definiu como vitoriosa a Chapa 2, composta por Ethel Maciel e Roney Pignaton. No total, a chapa 1 obteve assim 34,1% dos votos e a chapa 2, vencedora do processo, 65,9%.

Fonte: Adufes