Eleitos delegados e observadores para o 39° Congresso do ANDES-SN

Obedecendo as regras de proporcionalidade em relação aos sindicalizados, foram eleitos 9 delegados/as pela base e uma pela diretoria da Adufes. A plenária ocorreu no final da tarde de segunda-feira, 9/12

No início da Assembleia, a diretora  Bernardete Gomes Mian, que estava secretariando a mesa, propôs aos colegas que duas vagas fossem ocupadas pelo então presidente da Adufes, professor José Antônio da Rocha Pinto (que deixava a direção),  e outra por Ana Carolina Galvão, que assumia a nova gestão. A plenária votou e acatou a proposta de Mian.

Em seguida, 19 professores/as manifestaram interesse em participar do Congresso do Andes-SN. Foi reservado um minuto para que cada um/a dos/as  interessados/as pudesse se manifestar sobre os motivos da participação. De forma democrática, todos os/as puderam votar. Os/as mais votados foram Erineusa Maria da Silva, Fernanda de Araujo Binatti, Luiz Alexandre Oxley, Junia Claudia Zaidan, Sonia Lopes, Marcelo Barreira e Daniella Zanetti e Aline de Menezes Bregonci.

São suplentes de delegados/as: Antônio Carlos Moraes, Thais Letícia Vieira, Lívia Godoi, Leonardo Dutra, Juliana Iglesias, Raphael Góes Furtado, Rafael Bellan, Fábio Dutra, Maria Daniela Corrêa de Macedo, Bernardete Gomes Mian, Viviana Mónica Vermes, Andrea Monteiro Dalton. Integram o grupo como observadores/as: Donato de Oliveira, Eder Carlos Moreira, Iguatemi Rangel, André Pizzaia, Fabíola Leal.

Congresso 39° do ANDES-SN. Sob o tema central “Por liberdades democráticas, autonomia universitária e em defesa da educação pública e gratuita”, os representantes das seções sindicais do ANDES-SN aprovarão no Congresso os planos de lutas para o próximo ano. A atividade nacional será realizada em São Paulo (SP) sob a organização da ADUSP, de 4 a 8 de fevereiro de 2020.

José Antônio da Rocha Pinto, que conduziu a plenária,  destacou que o congresso, instância máxima de deliberação da categoria, é um momento importante para discutir a conjuntura e os desafios para a classe trabalhadora. “O congresso é um espaço de formação. E é durante a atividade que os/as professores/as se preparam para resistir à retirada de conquistas”, disse Rocha, em sua última assembleia como presidente da Adufes (gestão 2017/2019).

Caderno de Textos. Os/as representantes da Adufes discutirão o Caderno de Textos do 39º Congresso do Andes-SN. A participação de cada representante eleito pela assembleia está condicionada às reuniões de estudo dos textos. A data da reunião será informada em breve.

39º Congresso do ANDES-SN será realizado em São Paulo de 4 a 8 de fevereiro

Fonte: Adufes