Presidenta da Adufes compõe mesa do Seminário Educação para Resistência

Nos dias 13 e 14/12, a professora Ana Carolina participou do IV ‘Seminário de Dezembro’ – intitulado Educação para Resistência, na condição de palestrante acerca do tema “Análise de Conjuntura: a crise da educação escolar”. 

O evento foi realizado na Unesp, campus de Araraquara e na mesa, dividida com o professor David Romão, da UFRB, dirigente sindical da APUR, Ana Carolina abordou um conjunto de medidas, projetos e leis que revelam os interesses privatistas e o empobrecimento da qualidade da educação. 

David Romão, abordou o tema “A crise global do capitalismo e as lutas de resistência da classe trabalhadora”. Já a presidenta da Adufes, abordou: o movimento Escola sem Partido, a Reforma do Ensino Médio, a Base Nacional Comum Curricular, a Educação Domiciliar, o Programa Nacional das Escolas Cívico-Militares, o Plano Nacional de Alfabetização e o Future-se. Na oportunidade, o material sobre o Future-se, produzido pelo Andes-SN foi distribuído aos presentes.

Os participantes debateram sobre as formas de resistência e a necessidade de formulação de estratégias de luta das/os trabalhadoras/es da educação em unidade com o conjunto da classe. 

Na foto, a presidenta da Adufes  está ao lado da coordenadora do seminário (Unesp Araquara) Lígia Márcia (à esquerda), e dos docentes David Romão Teixeira - presidente da APUR (Associação dos Professores Universitários do Reconcâvo), e Giselle Modé Magalhães (UFSCar) mediadora do Seminário.Para Ana Carolina, essas estratégias passam obrigatoriamente pela formação política, que se dá em diferentes espaços, com movimentos sociais, entidades da educação e sindicatos. “Para 2020, a diretoria da Adufes planeja apresentar uma proposta de formação política nessa linha de atuação, que será submetida à categoria para avaliação”, disse a dirigente. 

Foto: presidenta da Adufes com a coordenadora do seminário (Unesp Araquara) Lígia Márcia (à esquerda), e com os docentes David Romão Teixeira – presidente da APUR (Associação dos Professores Universitários do Reconcâvo), e Giselle Modé Magalhães (UFSCar), mediadora do Seminário.

Fonte: Adufes