Adufes realiza estudo sobre Caderno de Texto do Congresso do Andes-SN

Realizada no último dia 15, a reunião contou com as/os delegadas/os e observadoras/es que vão representar a Adufes no 39º Congresso do ANDES-SN, que será realizado entre 4 e 8 de fevereiro, em São Paulo.

Examinando o Caderno de Textos, que será objeto de discussão e deliberação do Congresso, as/os docentes debateram a conjuntura de ataques em todas as esferas da sociedade brasileira, posicionando-se a respeito dos direcionamentos que o documento aponta para as lutas em 2020. Destacou-se no debate o desafio de construir ações efetivas de mobilização que criem as condições para enfrentar os ataques à categoria. 

A Secretária Geral, Professora Junia Zaidan, alertou sobre a unidade de ação como questão fundamental nesse momento histórico. “Se, por um lado, a conciliação de classes e as concessões à burguesia nos impediram de tocar a contento a tarefa política que sempre esteve diante de nós, por outro lado, o sectarismo e divisionismo tampouco nos ajudarão”, afirmou.

Importância do Conselho de Representantes e Grupos de Trabalho.  Ao comentar os diversos Textos de Resolução do Congresso, o Professor Fábio Dutra, que também pertence ao Conselho de Representantes (CR), chamou atenção para que os membros do CR participem mais ativamente na elaboração das ações locais. “A Diretoria tem pleno acordo que as/os conselheiros/as são imprescindíveis para articular nossa Seção Sindical com as demandas reais de cada centro”, destacou a presidente da Adufes Ana Carolina Galvão.

E é no intuito de garantir as condições para essa atuação que a Diretoria já convocou a primeira reunião do CR para o dia 12/02, às 14 horas, na sede do Sindicato, quando a agenda nacional de lutas já terá sido aprovada no Congresso. Do mesmo modo, os Grupos de Trabalho (GTs) são da maior importância para que vários projetos sejam desenvolvidos. A primeira reunião conjunta dos diversos GTs locais ocorrerá nesta segunda, 20/01. 

Reunião prévia. As/os docentes consideraram a reunião prévia ao Congresso fundamental e ressaltaram que o comparecimento das/os delegadas/os e as/os observadoras/es precisa de critério para participação. “A Diretoria já vem esboçando esses critérios, de modo que a avaliação do grupo será imprescindível na formulação de procedimentos para a eleição de futuros representantes do sindicato nos próximos congressos e CONAD”, disse Ana Carolina. 

Para ela, a reunião foi muito produtiva e revelou que a Adufes tem condições de ser muito atuante local e nacionalmente, aproximando-se das/os docentes, de suas necessidades e fomentando seu engajamento nas lutas pela categoria.

Fonte: Adufes