Espaço de vivência infantil será oferecido durante reunião do Caderno de Textos na Adufes

A estrutura da vivência para as crianças está sendo montada no primeiro piso e funcionará a partir das 14 horas.  

Preparada especialmente para atender os(as) filhos(as) dos(as) professores(as) que participarão da reunião de estudo do Caderno de Textos do 39º Congresso do Andes-SN, o espaço possibilitará tranquilidade para que os(as) sindicalizado(as) participem da atividade. Os(as) pequenos(as) participarão de brincadeiras e muita diversão.

O espaço está sendo pensado com muito carinho e observando a faixa etária das crianças, daqueles(as) que confirmaram participação na atividade desta quarta, 15. “No planejamento levamos em consideração as informações enviadas por email das mães e dos pais. Perguntamos sobre preferências de brinquedos, alimentação, idade e medicações de uso contínuo”, disse Ana, lembrando que esses dados são fundamentais. 

Ela explicou que as crianças têm características e interesses diferentes. Por exemplo, pintura ou desenho para uma criança de um ano deve ser realizada com instrumentos e suportes diferentes daqueles que usamos para uma criança maior. “As brincadeiras dos menores são manipulatórias, enquanto os maiores preferem jogos coletivos e de faz de conta”.

Seleção de monitora. A Adufes recebeu a inscrição de 30 monitores(as). Foram alunas(os) dos cursos de educação física, artes e pedagogia e, desses oito pré-selecionados(as). Todas(os) conforme o perfil do atendimento que precisamos oferecer para a reunião desta quarta.

A diretora do sindicato, Fernanda Chiote, explicou que o processo de seleção teve duas fases. “Na primeira etapa, pedimos aos estudantes que informassem algumas informações como: se recebe auxílio da PROAECI, renda per capita informada no processo da Assistência Estudantil e disponibilidade para trabalhar nas próximas três reuniões que contarão com monitoria”. Na segunda fase, foram analisadas as respostas dos quatro retornos à solicitação e definida a classificação das candidatas.

“O critério, portanto, foi estabelecido considerando: ser estudante da Ufes, atender ao perfil da monitoria, situação socioeconômica e disponibilidade para trabalhar nos dias 15 e 20/1 e 12 de fevereiro, datas das atividades já agendadas”, explicou Fernanda.

Espaço físico e materiais. A Adufes adquiriu brinquedos, livros, materiais de pintura e um pequeno mobiliário (mesa, cadeiras e tapete) para organizar o espaço, que será montado no primeiro piso do prédio. A monitoria é pensada conforme as demandas e os materiais também são planejados para as faixas etárias. “Aos poucos construiremos um acervo do sindicato que poderá atender crianças de zero a dez anos”, disse Ana Carolina. 

Lanche. Também será servido um lanche planejado segundo as preferências e restrições alimentares informadas.

Leia também Adufes faz cadastro de monitores(as) para recreação infantil

Fonte: Adufes