39º congresso: docentes da Ufes participam de evento que debate defesa da educação pública

A atividade do ANDES-SN, que começou nesta terça (4), vai até 8 de fevereiro (sábado), na cidade de São Paulo (SP).

Instância máxima de deliberação da categoria, o Congresso tem como tema central “Por liberdades democráticas, autonomia universitária e em defesa da educação pública e gratuita”. A Associação dos Docentes da Universidade de São Paulo (Adusp – Seção Sindical do ANDES-SN) sedia a atividade.

Cerca de 700 docentes de Instituições de Ensino Superior de todo o país devem participar do encontro, que terá duração de seis dias. O grupo vai discutir a conjuntura e fará Plano de Lutas para 2020. “A categoria tem a tarefa de avaliar as lutas e fazer encaminhamentos para este ano”, disse a presidenta da Adufes, Ana Carolina Galvão. 

Ela acrescenta que o objetivo do 39º Congresso é fortalecer a organização da base. “Nossa mobilização é para enfrentar os ataques e também avançar na luta pelas instituições de ensino e serviços públicos”, destacou. São pauta deste encontro Conjuntura e Movimento Docente; Planos de Lutas dos Setores; Plano Geral de Lutas; e Questões Organizativas e Financeiras. 

Ao final do 39º Congresso, no sábado (8), serão apresentadas as chapas do processo eleitoral para a escolha da diretoria do Andes-SN (gestão 2020-2022). Como de costume, as eleições do Sindicato Nacional devem ocorrer na primeira quinzena de maio. 

Representantes da Adufes. Representam o sindicato no 39º Congresso  Aline de Menezes Bregonci, Ana Carolina Galvão, Daniella Zanetti, Erineusa Maria da Silva, Fernanda de Araujo Binatti, José Antônio da Rocha Pinto, Junia Claudia Zaidan, Luiz Alexandre Oxley, Marcelo Barreira e Sonia Lopes.

São suplentes de delegados/as: Lívia Godoi, Leonardo Dutra, Juliana Iglesias, Raphael Góes Furtado, Rafael Bellan, Fábio Dutra, Maria Daniela Corrêa de Macedo, Bernardete Gomes Mian, Viviana Monica Vermes e Andrea Monteiro Dalton. Integram o grupo como observadores/as: André Pizzaia e Iguatemi Rangel.

Leia também Eleitos delegados e observadores para o 39° Congresso do ANDES-SN

Fonte: Adufes