Centro de Vitória será palco neste domingo do lançamento da Campanha da Fraternidade

A concentração será às 15 horas na Catedral, na Cidade Alta. Em seguida, haverá atos com paradas no Viaduto Caramuru, Escadaria do Posto de Saúde do Centro, Escadaria do Palácio Anchieta, Praça Oito, Praça Costa Pereira e, por fim, a Praça Getúlio Vargas.

O lema da Campanha da Fraternidade deste ano tem como referência atitudes do Bom Samaritano, ou seja, incentiva a todos/as a cuidarem do próximo. Os objetivos da campanha baseiam-se na proposta do Papa Francisco de uma Igreja aberta e do cuidado pela vida humana e não humana. As vias do centro da Capital serão transformadas em um grande cenário a céu aberto onde seis atos vão chamar a atenção para problemas sociais, como o drama dos sujeitos em situação de rua e dos desempregados; a violência, como o feminicídio e o extermínio da população negra, principalmente de jovens, negros e pobres da periferia; e para a intolerância religiosa, entre outros temas.

O Fórum Capixaba de Lutas Sociais, do qual a Adufes faz parte, participa do terceiro ato que fará sua parada na Escadaria Anchieta. No local, serão abordados os problemas da segurança pública e do sistema prisional capixaba, além do genocídio e a violação dos direitos da juventude negra e da população de rua.  Leques com os dizeres “Educação Sim – Contra o Extermínio do Povo Negro” serão distribuídos pela Adufes no local. Junto com o Fórum, o sindicato montou uma imensa faixa com os nomes das mais de 200 vítimas assassinadas durante a greve da PM em 2017 no ES. 

“Vamos lançar um olhar sobre as vítimas da violência no ES. Há mais de uma década o Espírito Santo desponta no cenário nacional como um dos mais violentos, que mais mata jovens pobres, negros e da periferia, como é o caso dos jovens mortos durante a greve da PM”, disse o vigário do Vicariato para a Ação Social, Política e Ecumência da Arquidiocese de Vitória, padre Kelder Brandão. Cenas de violência, como as registradas em 2017, continuam se repetindo no ES. 

Carros incendiados nas ruas, troca de tiros, operações policiais nos morros, assassinatos e comunidades revoltadas com ações descontroladas e criminosas por parte da polícia compõem o cenário grave que vive o ES. Na semana passada, moradores do Bairro da Penha, defensores de direitos, entidades, como a Adufes, participaram de ato questionando a violência policial nas periferias e  pediram paz nas comunidades. A manifestação lembrou a morte de Caio Matheus da Silva Santos, 17 anos, morto no último dia 14 em uma ação policial na região. 

Fraternidade e Vida: Dom e Compromisso”. Esse é o tema da abertura da Campanha da Fraternidade deste ano e, segundo Pe. Kelder Brandão, a abertura acontece em sintonia com o que foi refletido durante a Assembleia do Povo de Deus “uma Igreja que abre as portas e que sai em missão para ajudar os que estão caídos a beira do caminho”, afirmou

Roteiro. O ato inicial será dentro da Catedral Metropolitana de Vitória, a partir das 15 horas. Saindo da Catedral, os fiéis partirão para o 1 º Ato no Viaduto Caramuru, onde será lembrada a Parábola do Bom Samaritano – fundamentos bíblicos e teológicos para a prática da Caridade, com destaque para os ícones da Igreja que se destacam nessa prática e para os trabalhos das pastorais e projetos sociais da Igreja e movimentos sociais.

O 2º Ato será na Escadaria do Posto de Saúde do Centro e se dedicará a relembrar o drama e os direitos de quem vive nas ruas.

O 3º Ato será na Escadaria Anchieta em memória às vidas tombadas à beira do caminho que necessitam de nosso cuidado, enfatizando os problemas da Segurança Pública e do Sistema Prisional; o genocídio e a violação dos direitos da juventude negra e da população de rua.

Na Praça Oito acontecerá o 4º Ato visando sensibilizar os fiéis sobre as vidas que precisam de cuidado e atenção. Será destacada a diversidade de gênero e raças.

O 5º Ato será na Praça Costa Pereira ressaltará a agressão à natureza, denunciará o sistema capitalista, que explora, mata e comete crimes ambientais.

O 6º e último ato será na Praça Getúlio Vargas e terá mensagem de esperança com atividades para as crianças da Catequese, da Pastoral da Criança e dos Projetos Sociais.

Fonte: Adufes