8 de Março em Vitória terá dois grandes eventos

O Dia Internacional  da Mulher terá ato público na sexta-feira (6) e atividade político-cultural no domingo (8) no Parque Moscoso, ambos a partir das 15 horas no Centro da Capital capixaba.

As mulheres capixabas ocuparão as ruas de Vitória para reafirmar sua luta  pela igualdade de gênero,  garantias sociais, trabalho e contra a violência. Na sexta-feira (6 de março), antecedendo o Dia Internacional de Luta das Mulheres, haverá ato público, com concentração às 15 horas, em frente à Defensoria Pública, na Avenida Jerônimo Monteiro. No domingo (8), atividades culturais gratuitas no Parque Moscoso marcarão a data.

Para Emilly Tenorio, que está na organização do 8 de Março, as mobilizações vão fortalecer a luta contra o neoconservadorismo e as reformas neoliberais. “Precisamos ocupar os espaços públicos para denunciar esse sistema machista, racista e desigual em que vivemos. Vamos às ruas por direitos e para dizer não a essa sociedade que nos mata e violenta todos os dias!”, diz.

ES – 5º lugar no ranking brasileiro de homicídios de mulheres e 1º de mulheres negras. De acordo com Emilly, o movimento vai denunciar o feminicídio que não para de crescer no país e no Espírito Santo, sobretudo de negras, indígenas, quilombolas, ribeirinhas, transexuais, bissexuais e lésbicas. Em 2019, 89 mulheres foram assassinadas no Estado e, já nesse ano de 2020, em apenas dois meses, já temos vários casos de feminicídio. 

“Neste 8 de Março temos muitos motivos para ir às ruas. Infelizmente, persiste em nossa sociedade  uma cultura de violência, assédio e impunidade. E é contra essa cultura que precisamos atuar cotidianamente, em todas as frentes”, ressalta a presidenta da Adufes, Ana Carolina Galvão, convidando a categoria docente para participar das atividades que marcam o 8 de Março.                                     

A professora Ana Carolina Galvão lembra que a Adufes está engajada na luta das mulheres por respeito, pelo direito à vida, à educação, à saúde, emprego e por igualdade no mercado de trabalho. Leques com os dizeres “Educação Sim – Racismo e Sexismo Não” e marcadores de livro sobre a data serão distribuídos pela Adufes durante as atividades em Vitória.

Uma das reuniões de organização para o 8 de Março  ocorreu na sede da Adufes na sexta-feira (28/2                                          

DÊ SEU APOIO FINANCEIRO  AO 8 DE MARÇO. Como a luta não se constrói sozinha e inclui custos, a organização do 8 do Março está solicitando ajuda financeira para poder viabilizar as atividades previstas na programação.  Sindicatos, centrais, movimentos populares e pessoas físicas podem contribuir com qualquer valor via Picpay.

@8m.es.2020

https://picpay.me/8m.es.2020

 

Fonte: Adufes