Dia Nacional de Luta: docentes do Criarte/Ufes param nesta quarta-feira, 18 de março

As aulas na unidade, que funciona no campus de Goiabeiras, em Vitória, só serão suspensas devido à pandemia do Covid-19 a partir da próxima segunda-feira, 23. Hoje, profissionais do CEI Criarte aderiram à paralisação de 24 horas

O Centro de Educação Infantil (CEI) Criarte/Ufes, que completa em 2020 quarenta e quatro anos de existência, amanheceu com as portas fechadas nesta quarta-feira, em função do “Dia Nacional de Lutas em Defesa da Educação, dos Serviços Públicos e Emprego”. O comunicado enviado às famílias informa a suspensão das atividades das docentes em função da deliberação tomada pela categoria em Assembleia da Adufes em 5 de março.

Na frente do CEI, uma faixa afixada pela Adufes destaca a importância da luta pelo reconhecimento da carreira docente do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico (EBTT) e das unidades de educação infantil universitárias. “Estamos vivenciando o fechamento de turmas, no entanto, temos professores aprovados no concurso público realizado em 2016 que poderiam ser convocados, mas o MEC não sinaliza a liberação de vagas, mesmo diante da demanda legítima de necessidade de docentes”, diz a professora Fernanda Binatti, 1ª tesoureira da Adufes e docente do CEI Criarte/Ufes.

De acordo com as profissionais da unidade, os problemas no local são muitos. “Atualmente dispomos de 6 professores voluntários. Mais que abrir turmas, nossa defesa é também por professor de Arte e de Educação Especial”, comentou Luciana Soares, docente da unidade.  O CEI Criarte/Ufes conta com 10 docentes EBTT, sendo uma de Educação Física e outra na Direção do CEI, atendendo cerca de 130 crianças de 2 anos a 5 anos e 11 meses.

A unidade funciona como campo de ensino, pesquisa e extensão, contribuindo com a formação de alunos da graduação, sobretudo das Licenciaturas em Pedagogia, Educação Física, Artes Visuais e Música.  “É imprescindível que toda a categoria docente e a comunidade acadêmica se mobilize para cobrar da reitoria e do governo federal a abertura de todas as turmas do CEI Criarte com professores efetivos e assim garantir o direito das crianças de ter acesso à Educação Infantil de qualidade” ressalta a presidenta da Adufes, Ana Carolina Galvão.

Fonte: Adufes