Nesta quinta (9): Adufes faz “live” no Youtube e Facebook sobre educação à distância durante a pandemia de Covid19

Nesta quinta (9): Adufes faz “live” no Youtube e Facebook sobre educação à distância durante a pandemia de Covid19

A transmissão, cujo tema principal é “Educação à distância (EaD) e suas implicações para a educação básica e superior”,será às 17 horas.

A live teráa participação da presidenta da Adufes, Ana Carolina Galvão, do diretor da Adufes, Edson Cardoso, e da professora do Departamento e Serviço Social, Juliana Melin. As perguntas da categoria docente serão bem-vindas e respondidas durante a transmissão.

O tema tem tomado espaço nas redes sociais durante a pandemia de Covid19, sobretudo com trabalhadoras/es manifestando-se contrariamente à decisão de patrões e do próprio governo do estado de submeter estudantes, famílias e docentes a uma modalidade de ensino não prevista nos projetos pedagógicos, em um momento de vulnerabilidade social, econômica, emocional e física.

O sindicato reforça a importância da participação das/os docentes na transmissão ao vivo a fim de fortalecer os enfrentamentos aos ataques à classe trabalhadora e à educação pública e gratuita. A diretora da Adufes, Junia Zaidan, acredita que os governantes estão aproveitando o momento para abrir espaço para a privatização da educação, cujos interessados são grupos empresariais que oferecem educação como um “serviço”, incluindo a modalidade EaD.

“Querem vender pacotesde produtos na modalidade EaD  às redes de ensino públicas com o objetivo de aligeirar a formação, com foco exclusivo no mercado, privando estudantes de uma formação crítica e criativa e transformando os docentes em meros executores de conteúdos”, criticou Junia, destacando a necessidade de um amplo debate sobre o assunto.

Live sobre a pandemia do Coronavírus. No último dia 2/4, quinta-feira, a Adufes fez sua primeira live via Facebook, ocasião em que dialogou com a base einformou sobre a participação da entidade nas reuniões da Ufes (conselhos, câmaras, administração central etc.), ações de mobilização e tramitações de projetos do Governo Federal.

Fonte: Adufes