Adufes participa de GT da Administração central para defender comunidade acadêmica

A finalidade do grupo é elaborar propostas de ações estratégicas para a gestão acadêmica e administrativa frente à situação de prevenção e combate à Covid-19.

Em 28 de abril foi publicada a Portaria 248-Ufes, que institui um Grupo de Trabalho (GT) que se destina a propor estratégias a serem implementadas durante o período de isolamento social e num futuro cenário pós-pandemia.

Foram designados os seguintes membros para o GT: Professora Cláudia Gontijo (Presidente), Neuza Maria Brunoro Costa (representando os campi do interior), Neyval Costa Reis Júnior (PRPPG), Rogério Faleiros (representando o Fórum de Diretores), Zenólia Christina Figueiredo (PROGRAD), Luar Santana de Paula (titular) e Patrícia Bianchini (suplente), pelo Sintufes, Emanuelle Kisse dos Santos Pereira (DCE) e pela Adufes, Ana Carolina Galvão (titular) e Junia  Zaidan (suplente).

O GT já realizou duas reuniões e nelas discutiu uma primeira versão de estruturação dos objetivos do grupo e um questionário que será aplicado aos estudantes de graduação e pós-graduação. Na avaliação da presidenta da Adufes, Ana Carolina Galvão, a iniciativa é interessante, desde que as ações sejam feitas com cautela. “Estamos lidando com milhares de vidas de nossa comunidade acadêmica e não podemos ceder a impulsos precipitados nas decisões”.

Nas próximas reuniões, haverá a continuidade das discussões sobre a estruturação dos objetivos do grupo e um questionário que será aplicado às/aos docentes. “Gostaríamos de submeter esse instrumento à apreciação prévia da categoria, mas não é possível porque o isolamento social nos impede de realizar assembleias”, disse Ana Carolina. “Ainda assim, estamos construindo nossas propostas para o questionário dialogue com as realidades do interior e das professoras da carreira EBTT, que trabalham no Centro de Educação Infantil Criarte”. A próxima reunião será nesta segunda (4), às 15 horas. 

Fonte: Adufes