Adufes participa de fórum que reúne 43 entidades na luta pela classe trabalhadora


O Fórum Capixaba em Defesa da Vida dos Trabalhadores defende ações de enfrentamento à superexploração das/os trabalhadoras/es, aprofundada durante os governos Bolsonaro e Casagrande, sobretudo durante a pandemia.

A diretora da Adufes Junia Zaidan tem participado das atividades do Fórum. “A unidade de ação de incontáveis entidades ligadas à luta da classe trabalhadora é fundamental neste momento em que a pandemia deixa ainda mais explícita a relação espúria entre o Estado e o grande empresariado, seja na esfera estadual ou federal”, ressalta professora que participou de ato simbólico na Praia de Camburi.

De acordo com Junia, o  Fórum foi criado a partir da crise intensificada pela Covid19 e da insuficiência das ações do poder público, tanto do governo Casagrande, quanto do governo Bolsonaro em  garantir a proteção da população “sobretudo das/os trabalhadoras/es que já estavam em situação vulnerável agravada pela contrarreforma trabalhista em 2017 e, que, agora, são literalmente enviados para morrer quando são obrigados a comparecer ao trabalho, pegando transporte coletivo precário e lotado, e com cada vez menos respaldo jurídico para responsabilizar os patrões pelas condições de trabalho, adoecimento, risco a acidentes”.

Desde sua criação, em maio último, o Fórum Capixaba em Defesa da Vida dos Trabalhadores realizou atos, dentre os quais o memorial aos 1.300 mortos pela Covid19 no ES e 50 mil no Brasil, no último domingo (21),  na Praia de Camburi.  Na ocasião, os manifestantes fincaram 130 cruzes nas areias da praia e construíram covas simbólicas, num protesto e homenagem aos 1.300 mortos pela Covid19 coronavírus no Estado e mais de 50.000 no país.


Segurando cartazes e faixas e mantendo-se em distância recomendada pelos órgãos de saúde, os manifestantes protestaram contra a política genocida de Bolsonaro e exigiram do governo do estado ações protetivas aos trabalhadores.

Em nota, o Fórum solidarizou-se com as famílias e amigos das vítimas da Covid19, e denunciou o abandono da população por parte dos governantes. 

Para Lara Negreiros Gobira, membro da Secretaria Executiva da CSP Conlutas-ES, central sindical que compõe o Fórum, há a “necessidade da atuação unitária a partir de um programa comum, principalmente neste momento em que vivemos uma grave crise sanitária em razão da pandemia da Covid-19.” Representante da central que congrega muitos sindicatos, incluindo o ANDES-SN , Lara aponta a absurda priorização do lucro acima da vida por parte do poder público.  “Precisamos defender nossas vidas; exigir dos governantes medidas de isolamento social, estabilidade no emprego, garantia de renda para todos; assim como pôr pra fora Bolsonaro e Mourão.” afirma

A próxima atividade do Fórum será em apoio à greve dos entregadores por aplicativo, no dia 01/7 (quarta-feira), quando as entidades realizarão um ato na capital capixaba. Também está prevista intervenção no dia 05/7 (domingo), na Grande Vitória.

Entidades que até o momento compõe o Fórum Capixaba em Defesa da Vida dos Trabalhadores

Ação Popular Socialista-APS-ES
Associação dos Docentes da UFES- ADUFES
Associação Habitacional da União por moradia popular do ES -UNMP/ES
Atelier de Idéias
Brigadas Populares
CEC Coletivo de Estudos de Conjuntura
Central Única dos Trabalhadores-CUT
Centro de Defesa dos Direitos Humanos-CDDH/Serra
Círculo Palmarino
Coletivo Dona Astrogilda
Coneres – Conselho de Ensino Religioso ES
Conselho Regional de Serviço Social-CRESS
CSP Conlutas
Diretório Central dos Estudantes-DCE/UFES
Federação dos Servidores Públicos
Fórum Capixaba de Homens pelo fim da violência contra a mulher
Fórum de Mulheres do ES
Fórum Igrejas e Sociedade em Ação
Intersindical – Central da Classe Trabalhadora
KIZOMBA-ES
Luta Unificada dos Trabalhadores da educação-LUTE/ES
Mães Eficientes Somos Nós
Movimento Nacional de Direitos Humanos do ES
Movimento Negro Unificado-MNU/ES
MST-ES
Núcleo Capixaba da Auditoria Cidadã da Dívida – NC-ACD
Pajeú
PCB
PSTU
PSOL-ES
 PT-ES
Revolução Brasileira-RB/ES
Resistência e Luta Educação ES
Sinasefe-IFES
 Sindicato dos Bancários
 Sindlegis
Sindprev-es
Sindsaúde
 Sintufes
Sispmc
União da Juventude Comunista-UJC
União de Negros e Negras pela Igualdade-UNEGRO/ES
Fórum Capixaba de Lutas Sociais

Fonte: Adufes