Após negociação, Unimed reduz percentual de reajuste de 4,77% para 2,5%

Os novos valores são lineares para os planos Uniplan e VitóriaMed

A Adufes obteve sucesso na negociação com a Unimed em relação ao percentual de reajuste mensal proposto pela operadora de plano de saúde. A Unimed propôs 4,77%, mas a Associação garantiu a redução para 2,5%. Os novos valores, lineares para os planos Uniplan e VitóriaMed, começam a vigorar a partir de julho. O comunicado foi feito à Adufes no dia 16 de junho.

Após analisar a proposta de aumento de 4,77%, recebida em 11 de maio, a Adufes convidou os integrantesda comissão que em 2019 conduziu a negociação de reajuste junto à operadora do plano de saúde para fazer o mesmo este ano. Essa iniciativa foi motivada pela impossibilidade da Associação de formar uma nova comissão, já que a sede da Adufes se encontra fechada em virtude da pandemia do coronavírus, não sendo possível realizar assembleias virtuais para debater o tema junto à categoria, pois o estatuto do Andes-SN não permite.

Responderam ao convite da Associação e integraram a comissão, Julio David Archanjo, Sônia Dalcomuni, Rita Lima e Márcia Alessandra Correa, além de Ana Carolina Galvão, Edson Cardoso, Nelson Figueiredo e Fernanda Chiotte, que representaram a diretoria da Adufes. O grupo foi assessorado pelo advogado da Associação, JerizeTerciano. Após duas reuniões, nas quais discutiu-se a proposta da Unimed, foram alinhadas as estratégias para negociação com o plano de saúde e, posteriormente, apresentada uma minuta da proposta de negociação.

Esse documento, encaminhado para a Unimed em oito de junho, levou em consideração para o pedido de redução do reajuste questões como a variação do Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), que entre os meses de março de 2019 e fevereiro de 2020 foi abaixo da porcentagem proposta pela Unimed; a defasagem salarial da categoria, em especial a partir da promulgação da Emenda Constitucional nº 95, em 2016; a suspensão do pagamento de adicionais ocupacionais para parte da categoria, nesse período da pandemia; a aprovação do Projeto de Lei 1.542/2020, que suspende por 120 dias os reajustes nos planos de saúde; entre outros.

Fonte: Adufes