Ato nesta quinta (4) exige implantação do lockdown no Espírito Santo

A Unidade Negra Capixaba De Combate À Covid-19 vai entregar carta de reivindicações ao governo.

Com faixas e cartazes, as/os manifestantes darão início ao ato público às 9 horas, em frente ao Palácio Anchieta e, de lá, marcharão rumo ao Palácio da Fonte Grande, ambos no Centro de Vitória. Junto às reivindicações do movimento, será entregue um abaixo assinado com cerca de 2.500 assinaturas, elaborado por mais de 60 entidades.

Na sede do Poder Executivo do ES, o grupo deixará na escadaria cruzes em memória às 664 vítimas  (número referente ao dia 2/6), da Covid-19 no Espírito Santo. Para que seja evitado o contágio e garantido o isolamento social, a manifestação terá apenas 15 participantes. Além do lockdown, o movimento negro representado por diversas lideranças capixabas, reivindica a criação de um hospital de campanha e 105 “ações urgentes” de combate à pandemia do coronavírus de forma a minimizar seus efeitos sobre a população negra.

Para a professora do Departamento de Serviço Social, Maria Helena Elpídio, as ações para o combate a Covid 19 são uma tentativa de que o governo e Associação dos Municípios do Espírito Santo (Amunes) desenvolvam um plano voltado para o atendimento da população negra. “Os fatores socioeconômicos e desigualdades estruturais da sociedade colocam há anos esta população em situação de extrema precarização de vida, moradia e trabalho. A Covid 19 agrava tal situação”, diz, destacando que o documento reivindica medidas urgentes para a garantia de políticas de prevenção.

São 105 reivindicações, que abrangem as áreas da saúde, educação, economia, segurança pública e cultura, entre outras. O movimento informou que as demandas são resultado da articulação entre representantes das entidades, movimentos sociais, coletivos, associações e grupos ligados a comunidades quilombolas, bandas de congos e paneleiras.

Inquérito Sorológico. Os resultados da segunda etapa do inquérito sorológico realizado no Estado, divulgado nessa segunda-feira (1/6) pela Secretaria de Saúde (Sesa), apontam que 70% dos novos casos positivos de Covid-19 incluem pretos e pardos, enquanto as pessoas brancas, que correspondem a 40% da população amostrada, somaram apenas 28% dos testes positivos.

Unidade Negra Capixaba. O grupo reúne lideranças de religiões de matriz africana, artistas, pesquisadores, professores universitários, profissionais da saúde, advogados, líderes comunitários, líderes estudantis e lideranças históricas, entre outros representantes de segmentos sociais e profissionais.

Assinam o manifesto que será entregue ao Governo do Estado a Associação de Mulheres Unidas de Cariacica Buscando Libertação (Amucabuli), Bloco Afro Kizomba, Coletivo Amara, Coletivo Negrada, Fórum Chico Prego, Núcleo Estadual de Mulheres Negras do Espírito Santo e União de Negros e Negras pela Igualdade (Unegro).

Fonte: Adufes