FÓRUM CAPIXABA EM DEFESA DA VIDA DAS TRABALHADORAS E TRABALHADORES APOIO À GREVE DOS ENTREGADORES POR APLICATIVO

FÓRUM CAPIXABA EM DEFESA DA VIDA DAS TRABALHADORAS E TRABALHADORES
APOIO À GREVE DOS ENTREGADORES POR APLICATIVO

Vitória – ES 27 de junho de 2020

O Fórum Capixaba em Defesa da Vida das Trabalhadoras e Trabalhadores manifesta total apoio à greve dos entregadores por aplicativo, no próximo dia 01 de julho, em todo o Brasil. A categoria vai parar suas atividades contra a intensificação da superexploração de sua força de trabalho desde o início da pandemia, que tem ocorrido sob a forma de aumento da jornada de trabalho, diminuição do salário, precarização das condições laborais, além da absorção, pelos trabalhadores, dos custos da prevenção à pandemia, uma vez que as empresas os deixam entregues à própria sorte, não garantindo o fornecimento de EPIs.

Empresas como Ifood, UberEats, Shipp e outras que dependem diariamente da mão de obra desses trabalhadores acumulam lucros exorbitantes, ao mesmo tempo que desamparam esses trabalhadores que entregam comida sem muitas vezes terem o que comer. Vivem em grau máximo de vulnerabilidade, expondo-se a riscos incalculáveis, incluindo o de contrair o Coronavírus e disseminá-lo, e de também sofrer acidentes, uma vez que o custo da manutenção de suas motos e equipamento de segurança recaem sobre eles próprios. São demagógicos e hipócritas os discursos dessas empresas quando afirmam que estão apoiando esses trabalhadores. Não abrem mão de um centavo sequer e buscam,  insaciavelmente, cada vez mais, às custas dos trabalhadores.

A greve dos entregadores por aplicativo parte da realidade concreta de quem se vê à margem da proteção do Estado e de legislação trabalhista, cujo desmonte se aprofundou com a contrarreforma de 2017 e continua em franca consecução. É portanto a greve de uma categoria que simboliza a luta do conjunto da classe trabalhadora contra a opressão pelo trabalho de suas mãos, que produzem as riquezas e tornam possível o funcionamento do país.

O Fórum Capixaba em Defesa da Vida das Trabalhadoras e Trabalhadores solidariza-se com a categoria e faz o enfrentamento contra a exploração e opressão cotidianas que levam cada uma e cada um aos limites físicos, emocionais, de modo perverso e alienante. Juntamo-nos, portanto a esses trabalhadores, como também o fazem inúmeros setores da sociedade brasileira, rejeitando a política do  Governo Federal pautada pelo apoio e proteção máximos às grandes empresas e bancos, às custas da população brasileira. O grande e lucrativo mercado de entregas não funcionará sem os trabalhadores. Junto deles, enfrentamos seus patrões e afirmamos nossa indignação contra a perversidade deste sistema que se mantém às custas do suor, sangue e vida de nossos irmãos de classe.

Pelo aumento da taxa por quilômetro! Por auxílio pandemia – por EPIs, máscara, álcool! Pelo fim do bloqueio indevido! Por seguro roubo e acidente! Pelo fim da taxa de transferência para o banco, por parte do aplicativo Shipp!

Assinam esta nota as seguintes entidades que compõem o Fórum Capixaba em Defesa da Vida das Trabalhadoras e Trabalhadores:

1. Ação Popular Socialista-APS-ES
2. Associação dos Docentes da UFES- ADUFES
3. Associação Habitacional da União por moradia popular do ES -UNMP/ES
4. Atelier de Idéias
5. Brigadas Populares
6. CEC Coletivo de Estudos de Conjuntura
7. Central Única dos Trabalhadores-CUT
8. Centro de Defesa dos Direitos Humanos-CDDH/Serra
9. Círculo Palmarino
10. Coletivo Dona Astrogilda
11. Coneres – Conselho de Ensino Religioso ES
12. Conselho Regional de Serviço Social-CRESS
13. CSP Conlutas
14. Diretório Central dos Estudantes-DCE/UFES
15. Federação dos Servidores Públicos
16. Fórum Capixaba de Homens pelo fim da violência contra a mulher
17. Fórum de Mulheres do ES
18. Fórum Igrejas e Sociedade em Ação
19. Intersindical – Central da Classe Trabalhadora
20. KIZOMBA-ES
21. Luta Unificada dos Trabalhadores da educação-LUTE/ES
22. Mães Eficientes Somos Nós
23. Movimento Nacional de Direitos Humanos do ES

24. Movimento Negro Unificado-MNU/ES
25. MST-ES
26. Núcleo Capixaba da Auditoria Cidadã da Dívida – NC-ACD

27. Pajeú
28. PCB
29. PSTU
30. PSOL-ES
31. PT-ES
32. Revolução Brasileira-RB/ES
33. Resistência e Luta Educação ES
34. Sinasefe-IFES
35. Sindicato dos Bancários
36. Sindlegis
37. Sindprev-es
38. Sindsaúde
39. Sintufes
40. Sispmc
41. União da Juventude Comunista-UJC
42. União de Negros e Negras pela Igualdade-UNEGRO/ES
43. Fórum Capixaba de Lutas Sociais
44. Coletivo de Agitação Antifascista
45. CEBI Centro de Estudos Bíblicos ES
46. PO Pastoral Operária ES

Fonte: Adufes