Grupo de Trabalho de Política Educacional do Andes-SN se reúne para discutir trabalho remoto e ensino a distância

Os encaminhamentos nacionais fortalecem o debate sobre o tema no GTPE local.

Em reunião nacional do Grupo de Trabalho de Política Educacional (GTPE), foi discutida a imposição do governo e das reitorias para que se retomem as atividades de ensino, de forma remota. Para o GTPE a modalidade “ensino remoto” não pode ser caracterizada como Educação a Distância, conforme regulamentado pela legislação. A reunião foi realizada no dia 3/6 e teve participação de representantes de 23 seções sindicais, incluindo a Adufes. Leia aqui o relatório

Durante a atividade, foram feitos informes sobre o panorama nacional e a pressão a que estão submetidas as instituições de ensino pelo retorno às atividades. O governo federal está aproveitando-se da situação desencadeada pelo contexto de pandemia, desde março, para intensificar a mercantilização da educação e a exploração da força de trabalho docente. Outro ponto discutido pelo GTPE foi o encaminhamento ao Congresso Nacional, no final de maio, do projeto de lei “Future-se”, amplamente rejeitado pelas universidades em 2019.

Cartilha. Foi aprovada a produção de uma cartilha que abordará a discussão sobre EaD e trabalho remoto. Para qualificar o debate sobre o tema, também serão produzidos cartazes para as redes sociais divulgando o acúmulo sobre o tema.

Informes da Adufes. Durante a reunião do GTPE, as seções sindicais deram  os informes locais. A Adufes  foi representada pela presidenta, Ana Carolina Galvão, que destacou a realização de intensas atividades de luta e diálogo com a base.

“Transmitimos via Youtube e Facebook discussões de interesse da comunidade universitária”, disse, mencionando os temas de algumas transmissões ao vivo realizadas: educação a distância, suspensão do calendário acadêmico, desafios para a educação especial e a universidade necessária em tempos de pandemia.

Centralidade da luta. O EaD e trabalho remoto fazem parte da centralidade da luta docente. Em 2018, preocupados com o avanço dessa modalidade de ensino nas universidades públicas, o Andes-SN – Sindicato Nacional – realizou o debate “Políticas Públicas de Ensino a Distância no Brasil”. O vento foi relizado na Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (Unirio), cumprindo as resoluções do 37º Congresso da entidade. Assista ao vídeo do debate aqui

Fonte: Adufes