Nesta quarta (17)- Live Economia pré e pós-pandemia e seus reflexos no mundo do trabalho

Ao vivo, às 17 horas, pelo Youtube e Facebook da Adufes.

Diante da grave conjuntura econômica, política, social e sanitária, a Adufes vai discutir, em transmissão ao vivo, a crise econômica brasileira, aprofundada pela pandemia da Covid-19 e as consequências  para o mundo do trabalho.

O convidado é o economista Paulo Nakatani, professor titular do Departamento de Economia da Ufes, com mediação de Edson Cardoso, professor aposentado do Centro Tecnológico e diretor da Adufes. A partir do tema  “Economia pré e pós pandemia e seus reflexos no mundo do trabalho”, serão discutidas a natureza estrutural da crise intensificada na forma de aprofundamento da desigualdade social, do desemprego, da reconfiguração das formas de trabalho e ampliação desenfreada da superexploração da força de trabalho, assim como os potenciais e limites da luta anticapitalista na esfera sindical.

Recentemente, em entrevista a um blog, Nakatani falou sobre os desdobramentos socioeconômicos da crise brasileira da sociedade capitalista, acelerada pela pandemia. “Esta crise está permitindo que, para a reprodução do capital, mais medidas “draconianas” de repressão aos trabalhadores, de redução de suas condições de vida e a supressão de muitas décadas de vitórias nas relações trabalhistas estejam sendo efetivamente pulverizadas em curtíssimo prazo”.

Formado em Ciências Econômicas pela Universidade Federal do Paraná (UFPR), Nakatani cursou mestrado na Université de Paris X, doutorado na Université de Picardie e pós-doutorado na Université de Paris XIII. Membro do conselho editorial da Revista de Economia Critica, Nakatani é responsável pela organização do livro Crise ou regulação. Ensaios sobre a teoria da regulação (Vitória: Editora da Fundação Ceciliano Abel de Almeida, 1994), entre outras publicações em sua vasta produção intelectual.

Fonte: Adufes