Nesta terça (2): live com reitor João Carlos Salles, da UFBA

Transmissão ocorrerá em horário especial, a partir das 18h30, via Youtube e Facebook da Adufes. ACESSÍVEL EM LIBRAS

“A universidade necessária em tempos de pandemia” é tema de live que contará com a participação do reitor da Universidade Federal da Bahia (UFBA) e presidente da Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes), João Carlos Salles. A atividade será mediada pela presidenta da Adufes, Ana Carolina Galvão.

O objetivo do sindicato, que vem realizando uma série de debates virtuais, é destacar a relevância das instituições públicas de ensino superior no período crítico de pandemia. Para Salles é preciso avançar no debate da universidade como espaço da produção de conhecimento, sempre a partir da realidade brasileira, sobretudo – mas não apenas – durante a pandemia.

“O momento é excepcional e, por isso, não nos interessa dar respostas rápidas e improvisadas e nem tratamento desigual entre aquelas/es que compõem a universidade”, destaca Ana Carolina, referindo-se à suspensão do calendário da Ufes. Na UFBA, a decisão foi tomada assim que definiram pela interrupção das atividades presenciais, em meados de março.

João Carlos, em nota divulgada pela Adufes, lembra sobre a importância das aulas presenciais. “Um espaço de confrontação de saberes e de convívio formador. Esse espaço é insubstituível e suas medidas não podem ser amesquinhadas”.

Lives. Esses e outros aspectos importantes sobre a universidade necessária em tempos de pandemia poderão ser discutidos durante a live de amanhã, terça-feira, nos canais da Adufes. A última transmissão realizada pelo sindicato foi na última sexta (29) e contou com a participação de mais de 800 pessoas e do professor emérito da Unicamp Dermeval Saviani, que abordou o tema”Desafios da Educação: limites e alternativas necessárias”.