Eleita delegação da Adufes para o 8º Conad Extraordinário

Junia Zaidan, como  delegada, Mônica Vermes e Raphael Furtado, como observadores participarão do evento.  Durante a Assembleia virtual, docentes também manifestaram preocupação com a condução dos trabalhos realizados pela Administração Central a respeito do ensino remoto

Em Assembleia Geral convocada pelo sindicato, que aconteceu em plataforma virtual na terça-feira, 14, as/os docentes da Ufes elegeram a secretária-geral da Adufes, Junia Zaidan, como delegada para representar a categoria no 8º Conad Extraordinário, e Monica Vermes (CAr) e Raphael Furtado (Ceunes) como observadores da base.

“É grande responsabilidade obter a confiança da assembleia para a tarefa imprescindível que tomamos de discutir nacionalmente nossas estratégias e táticas de luta em tempos tão críticos”, destaca Junia Zaidan.

O 8º Conselho Extraordinário do Andes-SN (Conad) ocorrerá nos dias 30 e 31/7, por meio eletrônico, em caráter excepcional, nos termos da Lei nº 14.010/2020 e terá como tema a “Prorrogação do Mandato da Diretoria Nacional”. Por conta da pandemia, em concordância com as 2 chapas inscritas no processo eleitoral, que escolheria, em maio, a gestão para o biênio 2020-2022, o Andes-SN decidiu pela suspensão do calendário eleitoral. 

Diante da vigência da Lei nº 14.010/2020, que permite a realização de assembleias online durante o período da pandemia, e com a intenção de manter o sindicato em pleno funcionamento, foi deliberada na reunião conjunta dos Setores das Ifes, Iees/Imes a realização do 8º Conad Extraordinário para deliberar sobre a prorrogação do atual mandato em decorrência do momento excepcional.

Informes Adufes. Durante os informes nacionais e locais da diretoria, a presidenta Ana Carolina Galvão – que coordenou a atividade junto com a diretora Junia Zaidan – pontuou as atividades realizadas nas últimas semanas, principalmente as ações de enfrentamento às investidas da reitoria da Ufes para implantar o ensino remoto por meio de uma condução que prescinde dos processos democráticos que garantiriam a real escuta da comunidade e a construção coletiva de soluções para o momento de grave crise. A campanha “Ufes contra o ensino remoto: ninguém fica para trás” que conta com participação da Adufes, Sintufes e DCE, informou a professora, segue firme alertando a comunidade acadêmica e as/os capixabas para os riscos da implantação, na única universidade pública do estado, de um ensino remoto excludente e sem planejamento. Um vídeo foi lançado para apresentar a campanha.

“Há uma outra campanha de valorização da universidade e do serviço público sendo planejada e a Adufes, desde o início da pandemia, tem cobrado diálogo com a Reitoria e destacado o cenário extremamente preocupante reservado à categoria que enfrenta o medo do vírus e a insegurança no que tange ao trabalho remoto emergencial, agora ainda mais explícito na versão atualizada do Plano de Contingência da Ufes”, disse a presidenta da Adufes.

Vídeo: Presidenta da Adufes analisa segunda versão do Plano de Contingência da Ufes  

Durante a Assembleia Virtual, Ana lembrou à categoria sobre a importância de responderem à pesquisa que o sindicato realiza, visando a conhecer melhor a base de docentes e aprimorar as ações de luta. “Como até agora houve pouco retorno, a diretoria decidiu estender o prazo e conta com a participação das/dos docentes sindicalizadas/os em exercício e aposentadas/os e também de colegas que ainda não se filiaram”, finalizou Ana.

Fonte: Adufes