Jornada de lutas pelo Fora Bolsonaro terá início nesta sexta, 10

Em todo o país, diversas entidades convocam trabalhadoras/es para as atividades a serem realizadas até domingo (12).

No Espírito Santo, a Adufes participa das ações de luta articulando-se através do Fórum em Defesa da Vida dos Trabalhadores e Trabalhadoras Capixabas, que agrega 46 entidades, coletivos, centrais sindicais, sindicatos e partidos. Levando em conta as limitações impostas pela pandemia, o grupo irá divulgar amplamente as mobilizações somente na sexta, primeiro dia da jornada. A programação vai ocorrer na Grande Vitória.

De acordo com relatório da última reunião do movimento, realizada nesta segunda (6), haverá iniciativas virtuais, assim como ações presenciais, com grupo reduzido, ocasião em que será garantido o uso de máscaras, álcool em gel e o distanciamento físico.

Estão previstas ainda ações que permitam a ampla participação das/os trabalhadoras/es e da população em geral, como a convocação para usar roupa preta, colocar um pano preto nas janelas, realização de twitaço, ações nas redes sociais e um panelaço nacional à noite.

A pandemia do novo coronavírus vem se agravando no Brasil, com a insuficiente observância do distanciamento social – o que se nota na conduta do próprio Bolsonaro – e a abertura do comércio. Além da ausência de políticas públicas efetivas de prevenção e combate à doença e assistência à população por parte do governo Jair Bolsonaroe também de governos estaduais e municipais, as/os trabalhadoras/es enfrentam o aprofundamento da crise social e econômica.

“Fora Bolsonaro, impeachment já”. De acordo com o Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese) a queda do PIB pode chegar a 10% do com aumento do volume de desocupados em 4,4 milhões, o que elevaria o total, no Brasil, para cerca de 17 milhões de trabalhadores desocupados ao final deste ano, com perda expressiva de renda.

Nesse cenário, as centrais sindicais, movimentos sociais, organizações da sociedade civil, partidos políticos e centrais sindicais realizarão a jornada nacional pelo “Fora Bolsonaro, impeachment já”. A mobilização terá um dia nacional de lutas nesta sexta (10), uma Plenária Nacional Popular online no sábado (11) e apoio a manifestações de rua previstas para domingo, 12 de julho.

Para a secretaria geral da Adufes, Junia Zaidan, ao contrário de buscar soluções para o contexto de crise e aumento do número de infectados pela Covid-19, o governo Bolsonaro intensifica o ataque aos mais pobres. “Aplicou medidas que permitiram o rompimento de contratos de trabalho, redução de direitos e demissões, uma verdadeira sangria da classe trabalhadora”, criticou, reforçando a importância da participação da categoria docente na jornada de lutas.

Acompanhe nos canais da Adufes atualizações diárias sobre a Jornada de Lutas pelo Fora  Bolsonaro, impeachment já!

Fonte: Adufes